O clube Asas da Cidade – BMX Team vai promover no dia 8 de outubro, na Pista de BMX de Quarteira, o 4.º Open Pro BMX Race de Quarteira 2016.
Dando continuidade à tradição iniciada em 2013, esta edição conta com mais de uma centena de atletas da Península Ibérica.
Nesta edição do Open Pró, o clube organizador tentará “aumentar a projeção da modalidade, contribuindo dessa forma para o seu desenvolvimento”, salientando “o enorme esforço do comércio local, da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé, em apoiar este evento”.
O clube Asas da Cidade – BMX Team deseja ainda a todos os participantes e acompanhantes “uma estadia memorável na nossa cidade, com o calor do verão, a emoção do BMX e, já agora, se tiverem oportunidade, uma passagem pelas nossas excelentes praias”.
A tradição do BMX em Quarteira remonta ao início dos anos 90, sendo que apenas se conseguiu as devidas instalações para treino e competição em 1998 – a atual pista de BMX.
Durante cerca de 10 anos, o BMX de Quarteira foi representado pelo clube Radical Juventude de Quarteira e, posteriormente, após a sua extinção, a infraestrutura ficou sob a égide do Motoclube de Quarteira Asas da Cidade – Team BMX.
Este clube apareceu pela primeira vez na cena nacional do BMX pelo ano de 2007, com a primeira participação na Taça de Portugal e Campeonato Nacional e, poucos anos depois, já disputava os títulos de Campeão Nacional e de vencedor da Taça de Portugal.
No presente ano, o Team BMX conta com cerca de 70 atletas federados e foi o vencedor da Taça de Portugal 2016 e do Campeonato Nacional.
Em 2016 o clube atualizou os estatutos e fica com a égide de Clube BMX Asas da Cidade Quarteira, onde conta com perto de 70 atletas Federados.
O circuito de Quarteira conta com o sistema de partidas em conformidade com a regulamentação da União Ciclista Internacional (random start) e com curvas em cimento que lhe conferem uma reduzida necessidade de manutenção e permitem que o circuito esteja em bom estado de utilização durante todo o ano.
Neste 4.º Open BMX Race Quarteira 2016, nada foi deixado ao acaso: a organização do evento irá disponibilizar um padock para as equipas, balneários e um serviço de restauração que espera seja capaz de prestar toda a assistência necessária.
Foram ainda estabelecidos acordos com o comércio local, no sentido de auxiliar as equipas e os atletas que venham ao evento.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve





