Loulé

Ressurreição de Hirondina Cavaco Pereira na Associação Esperança e Paz

Hirondina Cavaco pereira comemorou na sexta-feira, dia 30 de setembro, 71 anos de idade. O PlanetAlgarve foi convidado para a festa porque “é uma menina que morreu e ressuscitou”, adianta Lídia Costa, presidente da Associação Esperança e Paz, em Loulé.

Hirondina nasceu em Loulé e estudou em Faro.

Entretanto, ficou órfã de pai e mãe e mais tarde perdeu o irmão. Nunca casou e passou então a viver sozinha.

A Segurança Social garantiu o seu internamento num lar em Quarteira durante 2 anos. Após esse tempo, foi abandonada à sua sorte, sem nada.

Foi então internada no Hospital Psiquiátrico de Faro com uma grande depressão, muito doente e à base de comprimidos.

Aí ficou 2 meses, quando a médica que a tratava, assistindo à degradação da utente, que já nem mexia os membros inferiores, decidiu então telefonar a Lídia Costa a pedir se lhe podia prestar auxílio, por conhecer o seu aclamado trabalho na recuperação de doentes.

Lídia Costa diz que “isto passou-se há pouco mais de um ano. Fui buscá-la sem saber quem era. Vou buscá-la todos os dias a casa e tenho tratado dela. Hoje, já está recuperada da depressão e já consegue andar”.

Lídia Costa, natural de Cabo Verde, é a presidente da Associação Esperança e Paz, também conhecida como “massagista milagrosa”, devido aos seus raros dotes nesta matéria. Há mesmo casos em que doentes chegam de cadeira de rodas e saem pelo seu próprio pé. É uma das dirigentes associativas mais admiradas e respeitadas do Concelho de Loulé, uma mulher de uma abnegação e generosidade sem limites.

Mais um “milagre” desta grande mulher que nunca recusa ajuda a quem a solicita, sempre com muito amor, com o apoio do marido, Inácio Costa e das filhas e colaboradoras, Vera e Anabela. Uma mais valia no Concelho de Loulé e no Algarve.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Loulé