Quarteira

Centenário da Freguesia de Quarteira | Concerto inédito com Isa de Brito e Marco Rodrigues foi um retumbante sucesso

No âmbito do Programa Comemorativo do Centenário da Freguesia de Quarteira e do ciclo musical “O Longe é Aqui”, dinamizado pelo Cine-Teatro Louletano, foi apresentado na noite de ontem, dia 12 de novembro, no Salão Paroquial da Igreja de S. Pedro do Mar, em Quarteira, um concerto inédito que juntou a talentosa intérprete quarteirense Isa de Brito e o prestigiado fadista Marco Rodrigues.

Correspondendo ao desafio lançado pelo Cine-Teatro, Isa de Brito juntou-se a uma das mais aclamadas, consistentes e originais vozes da nova geração do fado, Marco Rodrigues, cujo último álbum, “Fados do Fado”, foi nomeado para um Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Folk. Foi um diálogo irrepetível que revisitou o repertório dos dois intérpretes, proporcionando um encontro único, estimulante e surpreendente, entre duas vozes e formas de estar no fado muito próprias.

À semelhança do que aconteceu com o anterior concerto no mesmo âmbito, que juntou Lígia Pereira e os Shout!, mais uma vez a população correspondeu com sala cheia, confirmando a sua ânsia por espetáculos de qualidade, praticamente um deserto na freguesia.

Em palco, os dois fadistas foram acompanhados pelo tradicional trio de guitarras de fado (guitarra portuguesa, guitarra clássica e baixo acústico) ao qual junta a sua própria guitarra, proporcionando o ambiente de uma casa de fados à qual acresce uma visão própria e uma original interpretação única e atual.

Já perto do final do espetáculo, Isa de Brito lembrou aquele que a desafiou a cantar, António Alvarinho, no seio do Grupo Amador de Teatro de Quarteira, chamando depois ao palco aquele que, segundo a própria, “me atirou às feras” no grupo Al-Mouraria, o músico Valentim Filipe, que acompanhou os fadistas à guitarra e ao acordeão.

Aconteceu então um dos momentos altos do espetáculo com Isa de Brito a interpretar o tema Fado Falado, de João Villaret, surpreendendo os presentes com os seus dotes de declamadora de poesia, deixando a assistência rendida a seus pés com uma vibrante ovação.

Isa de Brito é hoje um nome incontornável do panorama fadístico do Algarve, pelas reconhecidas qualidade e versatilidade do seu perfil e percurso musicais. Licenciada em Educação Social pela Universidade do Algarve, em 2012 editou o seu primeiro CD a solo, intitulado “Sorriso da Alma”. Tendo sido gravado num dos melhores estúdios nacionais, “Estúdios Pé de Vento”, é constituído na sua grande maioria por temas originais.

O espetáculo foi uma organização da Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano em parceria com a Comissão das Comemorações do Centenário da Freguesia de Quarteira, contando ainda com o apoio da Paróquia de Quarteira.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira