O Centro Hospitalar do Algarve volta a associar-se às comemorações do Dia Mundial da Prematuridade com um vasto programa de atividades a decorrer na semana de 14 a 19 de novembro, nas Unidades de Faro e Portimão. Palestras, exposições, visitas e convívios entre pais, crianças e profissionais de saúde marcam as iniciativas para assinalar a efeméride e alertar a população para a dimensão clínica, psicossocial e familiar implicada no nascimento prematuro.
Assim, entre 14 e 19 de novembro vão estar patentes no hall de entrada das Unidades Hospitalares de Faro e de Portimão exposições fotográficas alusivas à temática da prematuridade e ao trabalho desenvolvido pelas equipas de saúde que diariamente promovem o crescimento saudável dos bebés prematuros. A exposição em Faro contempla ainda testemunhos de reconhecimento dos familiares de bebés prematuros à equipa de saúde.
Contemplando uma vertente lúdico-pedagógica, a Unidade de Portimão recebe no dia 17, às 10h00, a visita de uma turma de alunos do pré-escolar, com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos, que terão oportunidade conhecer, através de brincadeiras «faz de conta», o papel dos profissionais de saúde no tratamento de bebés prematuros, numa iniciativa promovida pelo Serviço de Pediatria.
Também no dia 17, mas na Unidade de Faro, a equipa do Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal promove uma palestra subordinada ao tema «A Prematuridade», proferida pela médica Vera Santos.
Aberta à população e especialmente às famílias de crianças que nasceram prematuras, a palestra está agendada para as 17h00 no auditório da Unidade Hospitalar.
A semana de atividades termina no sábado, dia 19 de novembro, com um lanche-convívio a ter lugar na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve entre profissionais de saúde e pais de crianças que nasceram prematuras e foram acompanhadas na Unidade.





