Algarve

LIDL promove o bem apoiando a APEXA

A “Promoção do Bem” é a nova iniciativa de responsabilidade social do Lidl Portugal que tem como objetivo sensibilizar para a importância de escolhas responsáveis e para a necessidade de ajuda ao “próximo”. Pretende financiar e assegurar a implementação de projetos de cinco IPSS cuidadosamente selecionadas, de grande abrangência e relevância que, diariamente, estão no terreno a ajudar as comunidades.

O projeto “Promoção do Bem” dá continuidade à estratégia do Lidl Portugal de ajudar a melhorar e a desenvolver a comunidade com a qual a empresa lida todos os dias, desafiando a sociedade civil a mobilizar-se em torno de um projeto solidário, onde todos ganham: os clientes Lidl, através do melhor preço, e as cinco IPSSs beneficiárias, selecionadas em cada uma das cinco regiões administrativas de Portugal: APAV (Norte), ACAPO (Centro), ACREDITAR (Lisboa a Vale do Tejo), RUTIS (Alentejo) e APEXA (Algarve).

Durante 4 semanas, de 5 a 31 de dezembro, as lojas Lidl terão um artigo por semana em promoção, em que 50% do valor da sua venda reverte para solidariedade através destas 5 instituições. Na “Promoção do Bem” o cliente é convidado a ajudar com a sua preferência, não sendo chamado a contribuir financeiramente. É a forma de materializar as escolhas que está nas mãos de cada um, se o cliente comprar o produto em promoção naquela semana, estará a ajudar o próximo.

Neste projeto, reforçando o seu compromisso com a sociedade civil, o Lidl Portugal estabelece um protocolo de um ano com as cinco instituições, onde para além da doação monetária conseguida através da campanha que decorre nas lojas, a empresa doará ainda bens alimentares e não alimentares ao longo do ano, assegurando que as IPSSs conseguem concretizar os seus objetivos de forma mais eficiente e ajudar mais pessoas com necessidades específicas.

Com um papel de elevada importância na sociedade portuguesa, pois num contexto de mudanças estruturais profundas provocadas pela crise económica e social há cada vez mais pessoas a precisarem de ajuda, a verdade é que as IPSS enfrentam desafios à sua atuação, que aumentam a cada dia, sejam eles relacionados com a capacidade de resposta às necessidades sociais crescentes, ou com o seu modelo de financiamento. A “Promoção do Bem” vem justamente contribuir para que cinco IPSS, de norte a sul do país, aumentem e melhorem a sua capacidade de resposta através da implementação de projetos específicos em áreas tão diversas como: a inclusão social de pessoas com deficiência visual, o acompanhamento a crianças com cancro e respetivas famílias, o apoio às vítimas de crime, o envelhecimento ativo e a integração social de pessoas portadoras de deficiência.

De acordo com Vanessa Romeu, diretora de comunicação e responsabilidade social do Lidl Portugal, “as diferenças, desigualdades e dificuldades de acesso a bens e serviços essenciais acentuaram-se nos últimos anos, tornando-se imperativo continuar a ajudar o próximo. Através do apoio a estas cinco IPSS cuidadosamente selecionadas, de grande abrangência e relevância, o Lidl está a contribuir para o bem-estar de mais e mais pessoas, retribuindo pelo privilégio de poder participar na sociedade”.

A responsável revela ainda que, “sendo os portugueses verdadeiros fãs de promoções e descontos, o objetivo do Lidl, com esta campanha, é que eles fiquem também verdadeiramente fãs da cidadania. Pretendemos contribuir para a consciência generalizada de que ao fazermos escolhas responsáveis, podemos ajudar o próximo e sermos todos promotores do bem”.

Sobre as IPSS beneficiárias da “Promoção do Bem”

Algarve: APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve

IPSS que tem como objetivo contribuir para a inclusão da pessoa excecional nas áreas da educação, formação, saúde, lazer, desporto, trabalho e inclusão social, promovendo o direito à igualdade de oportunidades.

Norte: APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vitima

Associação que tem como objetivo apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima.

Centro: ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal

IPSS, fundada em 1989, de âmbito nacional, com 13 delegações nas capitais de distrito. Tem como missão defender e promover o empowerment dos deficientes visuais portugueses, a nível nacional e internacional, garantindo a sua plena participação e exercício da cidadania, através de uma intervenção especializada.

Lisboa e Vale do Tejo: ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro

Associação e rede de partilha de afetos, multidisciplinar que pretende tratar a criança ou jovem com cancro, promovendo a sua qualidade de vida e a da família. Desenvolve trabalho nas Casas de Acolhimento em Lisboa e Porto, mas também a nível domiciliário, hospitalar e em sensibilização social.

Alentejo: RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade

IPSS de apoio à comunidade e aos seniores, de âmbito nacional e internacional, criada em 2005. Atualmente tem cerca de 42.000 alunos seniores e 5.500 professores voluntários. Promove o envelhecimento ativo, sendo as Universidades Seniores “a resposta social, que dinamiza atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, preferencialmente para e pelos maiores de 50 anos”.

cartaz

Categorias:Algarve, Empresas, Nacional