Depois da estreia em Outubro de 2016 no Teatro Mascarenhas Gregório (Silves), começa agora a digressão de Leôncio & Lena em terras algarvias e não só. A primeira récita é já no dia 14 de janeiro às 21h30m no Cine-Teatro Louletano.
Duração: 90 minutos
Preço: 5 €
Faixa etária: M/12
Organização: Câmara Municipal de Loulé / Cine-Teatro Louletano
Reservas: cinereservas@cm-loule.pt | 289 414 604
Online: http://cineteatrolouletano.bol.pt/
SINOPSE
Leôncio e Lena, criação de João de Brito (peça vencedora do 1.º Convite à Criação lançado pela Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve)
Dois reinos dividem o Algarve, o pequeno reino do Barlavento e o pequeno reino do Sotavento. Leôncio e Lena são príncipes destes distintos reinos. Por vontade real, os seus destinos cruzar-se-ão por vias do matrimónio. Ambos fogem para Lisboa. Sim, diz que se cruzam e sem se conhecerem apaixonam-se e casam. Ah o acaso e tal, mas não é bem assim.
O belíssimo texto de Georg Büchner, Leôncio e Lena, que serve de base a esta peça, é transversal a todas as gerações e sociedades. Uma narrativa simples e ao mesmo tempo muito vanguardista que não deixou João de Brito indiferente, que aproveitou o romantismo e poética das palavras para trabalhar questões como o metateatro, a dissonância, a música, o vídeo e a desconstrução. Partindo desta base dramatúrgica, o encenador procurou as identidades e especificidades da história e cultura algarvias, mormente os inevitáveis contrastes entre barlavento e sotavento, e criou uma peça original, questionadora e cativante.
Encenação e espaço cénico: João de Brito / Interpretação: André Nunes, Carlos Malvarez e Joana Ribeiro Santos / Desenho de luz: Nuno Figueira / Fotografia e vídeo: Rita Figueiredo / Produção: LAMA Laboratório de Artes e Média do Algarve / Apoio: Câmara Municipal de Faro, Rede Azul e Direção Regional de Cultura do Algarve
Janeiro
14 – Cine-Teatro Louletano (Loulé)
21 – Cineteatro António Pinheiro (Tavira)
28 – Tempo – Teatro Municipal de Portimão (Portimão)
Fevereiro
2 – Centro Cultural António Aleixo (Vila Real Santo António)
4- Auditório Municipal de Olhão (Olhão)
10 – Auditório Municipal de Albufeira (Albufeira)
17 – Auditório Municipal De Lagoa (Lagoa)
25– Centro Cultural de Lagos (Lagos)
Março
2,3,4 e 5 – Teatro do Bairro (Lisboa)
15 e 16 – Teatro das Figuras (Faro)
18 – Cine-Teatro de São Brás de Alportel (São Brás de Alportel)
23 – Cento Cultural Olga Cadaval (Sintra)





