Algarve, Alentejo, Portugal, a luta contra a exploração de petróleo continua!
A ASMAA (Algarve Surf and Marine Activities Association) anuncia que após deliberação, decidimos aceitar a data proposta pelo relator da Petição 136/XIII/1.ª para o dia 23 fevereiro 2017 pelas 14H00 para a realização da audição na Assembleia da República.
Esta decisão foi tomada, mesmo tendo em conta, a nossa inesperada descoberta durante uma pesquisa de rotina na Internet no dia 26 Janeiro 2017 de que a DGRM tinha já autorizado a licença de TUPEM no dia 11 de Janeiro. Esta informação foi então denunciada pela ASMAA através de várias comunicações, imediatamente à população, várias organizações, e grupos envolvidos na luta contra a exploração de petróleo e gás em Portugal.
Esta autorização de TUPEM apanhou a ASMAA de surpresa porque havia uma linha de comunicação aberta entre a associação e o relator da petição.
Nessa altura a ASMAA estava ainda à espera de ter acesso às respostas da Ministra do Mar e do DGRM aos pedidos de informação feitos pelo relator da petição no dia 14 dezembro, mas que até a data não tinham sido dados. O que resultou na ASMAA fazer um requiremento ao relator da Petição para obter as respostas – porque serem consideradas importantes – antes da ASMAA confirmar a data para a audição. Ainda está neste momento a decorrer uma petição em que respostas são pedidas à Ministra do Mar e ao DGRM e que conta já com 2000 assinaturas e que vai ser entregue durante a audição. http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=furonabaciadalentejo Após a descoberta inesperada de que a licença já tinha sido autorisada, deliberamos sobre o valor de participar na audição, mas chegamos à conclusão de que essa audição é não só uma oportunidade mas também uma maneira justa de representar as 42,000 pessoas que se opuseram contra a emissão da licença de TUPEM ao consórcio Galp/ENI.
Baseado na situação actual, foi decidido também organizar uma manifestação popular em frente à Assembleia da Republica, e que irá decorrer durante o periodo da audição, como uma forma de demonstrar ao governo que a população está de facto indignada com as decisões tomadas.
Convidamos toda a população e organizações interessadas a participarem na manifestação que está agendada para dia 23 Fevereiro 2017, e que terá lugar em frente á Assembleia da República, com início às 13h00 e que termina as 18h00.
Fica também um convite á comunicacao social para participarem numa conferência de imprensa que terá lugar após a audição, em frente à Assembleia da República, e para a qual se convidam todos os membros da imprensa.
ASMAA – Algarve Surf and Marine Activities Association





