Albufeira

ALBUFEIRA | Restaurante A Cantina reabre segunda-feira e já foi apresentado

O Restaurante A Cantina, no Aparthotel Oceanus, nos Olhos de Água, em Albufeira, vai reabrir ao público na segunda-feira com nova gerência, que, entretanto, já promoveu três apresentações da casa: a primeira para amigos, a segunda para fornecedores e a terceira, ontem, para entidades e comunicação social.

Trata-se de uma aposta de dois antigos clientes, o Engº. António Van Es e o empresário da restauração José Martins.

Em declarações ao PlanetAlgarve, António Van Es disse que “esta casa reabre todos os anos nesta altura e agora está a abrir com nova gerência. É uma casa que as pessoas já conhecem sobejamente, pelo que se manteve praticamente igual. Há algumas novidades, mudámos alguma coisa mas pouco, como por exemplo a distribuição das mesas.

todo o staff é novo, à exceção do Chefe de Sala, Joaquim Arraiolos, que já cá estava no ano passado com a gerência anterior”.

Pretende-se “proporcionar um restaurante familiar, com algum requinte, virado para os turistas, tanto estrangeiros como nacionais, e para a população local. O Oceanus é muito frequentado por muitos turistas, principalmente ingleses e, quando o Oceanus faz reservas com meia pensão, é aqui que os almoços são servidos”.

Para já, “vamos abrir só aos jantares até final de março, encerrando ao domingo. A partir de abril, logo se vê”.

Fazendo uma descrição da casa, António Van Es adianta que “a lotação da casa é de 52 lugares na sala principal e depois temos uma sala privada, mais reservada, para grupos, empresas, vamos ter um retroprojetor e uma tela de projeção para algum evento que se pretenda, grupos de amigos que se queiram juntar para ver jogos de futebol, para um máximo de 20 pessoas em qualquer das situações”.

Em termos gastronómicos, “mantemos alguns pratos que já havia. No ano passado eu era cliente, pelo que entendemos manter alguns pratos que tinham algum sucesso. Procuramos ter alguma gastronomia portuguesa mas com algum gourmet para oferecermos alguma diferença”.

Quanto aos vinhos, “temos uma grande variedade, mais de 40 tipos diferentes, como Alentejanos, Douro, Dão, e algarvios também, alguns espumantes e vamos tentar algumas inovações”.

Tudo isto “numa relação qualidade/preço adequada”, sustenta o nosso interlocutor.

A oportunidade surgiu porque, ainda segundo António Van Es, “como clientes, e quando nos apercebemos que quem cá estava ia sair, por sua própria vontade, o Chefe de Sala que cá estava, o Joaquim Arraiolos, e que vai continuar connosco, perguntou porque é que nós não pegávamos nisto. O José Martins, que já está na área, tem o Cante Alentejano no Continente/Modelo, já era alguém que percebia do ramo e, comigo, decidimos abraçar esta aposta. Conseguimos um cozinheiro, um rapaz novo mas bastante bom, que esteve no Restaurante Casa do Avô (Vale Parra), o mais afamado da zona, temos uma equipa boa”.

Em termos de responsabilidades, “eu fiquei com a área do eventos, para vermos que se poderá fazer aqui para animar o espaço e, no verão, a zona da piscina e o José Martins ficou com a área da gestão do restaurante propriamente dita porque já tem essa experiência”.

António Van Es revela que “eu sempre tive este desejo e, chegado a esta idade, já aposentado, com pouco que fazer, decidi apostar, embora não esteva cá sempre, pois divido a minha vida entre Portugal e a Rússia. Estou cá durante a época alta, entre maio e setembro-outubro. Nessa altura, é quando a casa tem mais movimento e procurarei então dar o meu melhor contributo”.

A terminar, António Van Es refere: “Eu não sou daqui, sou de Lisboa, vinha cá muito pela minha vida profissional anterior – engenheiro civil – e desde que me reformei passei a viver cá o Algarve. O José Martins é do Alentejo mas já está radicado em Albufeira há muitos anos mas conhecemos muita gente, esperamos que venham, pelo que as expetativas são as melhores”.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Albufeira, Empresas