AGENDA

Eduardo Paz Ferreira aborda o tema “Será o futuro do sistema internacional o caos?” em Loulé | 16 de fevereiro

A 16 de fevereiro, quinta-feira, pelas 21h00, o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé recebe mais uma conferência integrada no Ciclo “Horizontes do Futuro”. Eduardo Paz Ferreira apresenta o tema Será o futuro do sistema internacional o caos?”, numa sessão moderada por António Branco, Reitor da Universidade do Algarve.

Eduardo Paz Ferreira

Eduardo Paz Ferreira

Eduardo Paz Ferreira lançou recentemente dois livros, União Europeia Reforma ou Declínio, responsável pela coordenação e introdução dos vários temas de reflexão, profundamente enriquecedores, que os autores colocaram à disposição de todos, e Por uma Sociedade Decente que dá continuidade a uma intensa atividade editorial e cívica.

Eduardo Paz Ferreira dedicou uma parte significativa da sua vida profissional e académica aos temas europeus. Com 23 anos, chefiou o Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros do I Governo Constitucional (1976 a 1977) e, a esse título, integrou muitas das conversações bilaterais prévias à entrega do pedido de adesão. Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é decano do Grupo de Ciências Jurídico-Económicas e membro do Conselho Geral da Universidade. Preside ao Instituto Europeu e ao Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal, onde vem promovendo inúmeras iniciativas sobre temas europeus. Publicou ainda diversos artigos e livros sobre estas matérias. É catedrático Jean Monnet em Estudos Comunitários, distinção atribuída pela Comissão Europeia.

Orientou largas dezenas de dissertações de doutoramento e mestrado e lecionou em universidades angolanas, brasileiras e moçambicanas. Tem uma vasta obra científica nas áreas das Finanças Públicas, do Direito Financeiro, do Direito Fiscal, do Direito da Concorrência e da regulação, do Direito Europeu, do Direito Internacional do Desenvolvimento e dos Mercados Financeiros.

É presidente do Observatório da Concorrência. Fundou e é diretor da Revista de Finanças Públicas e Direito Fiscal e presidente do Conselho Científico da revista Regulação e Concorrência, igualmente por si fundada.

Foi vogal do Conselho Superior do Ministério Público e do Instituto de Gestão do Crédito Público e integra, há largos anos, os júris de seleção dos juízes do Tribunal de Contas. Presidiu à Associação Fiscal Portuguesa.

Preparou diversos anteprojetos de lei, especialmente nas áreas da dívida pública, fiscalidade, finanças regionais, finanças locais, sector empresarial do Estado e sector empresarial autárquico.

É sócio fundador da Eduardo Paz Ferreira e associados, sociedade de advogados.

Foi presidente do Conselho Fiscal e da Comissão de Auditoria da Caixa.

É sócio correspondente da Academia de Ciências (Secção de Economia).

Tem organizado dezenas de conferências sobre temas económicos e jurídicos e acompanhado, de modo especial, a crise de 2008 e os seus desenvolvimentos posteriores. As suas obras mais recentes incluem: Conferência Crise, Justiça Social e Finanças Públicas (coorganizador), Coleção Colóquios IDEFF, 2009. 25 Anos na União Europeia – 125 Reflexões, (coordenador), Almedina, 2011, Troika – Ano II (coorganizador), Edições 70, 2012, A Austeridade Cura? A Austeridade Mata (coordenador)?, AAFDL, 2013, Crónicas de Anos de Chumbo, Edições 70, 2013, Da Europa de Schuman à não Europa de Merkel, Quetzal, 2014 e Encostados à Parede – Crónicas de novos anos de chumbo, Quetzal, 2015.

Categorias:AGENDA, Loulé