Faro

30.º Aniversário da Associação José Afonso celebrado no Teatro das Figuras, em Faro

A Associação José Afonso (AJA) celebra este ano o seu 30.º Aniversário. A efeméride é assinalada com 30 Concertos 30 Canções por todo o país. O primeiro aconteceu ontem, 19 de fevereiro, no Teatro das Figuras, em Faro.

O espetáculo iniciou com a mensagem do presidente da AJA, Francisco Fanhais.

Este tributo a Zeca Afonso foi apresentado por José Fanha, que também declamou inúmeros poemas ao longo de todo o espetáculo e contou com a participação de Afonso Dias com Andanças & Cantorias, Francisco Fanhais, Manuel Freire, Rui Pato (guitarrista de José Afonso), Luís Galrito & António Hilário, B Fachada, The Fried Fanekas – Blues Band, dança contemporânea com Mafalda Murta e com a Orquestra Clássica do Sul acompanhada por Francisco Fanhais e Afonso Dias com Andanças & Cantorias, com arranjos para orquestra de temas de José Afonso da autoria de José Mário Branco.

De referir que o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, subiu ao palco para lembrar que a autarquia a que preside havia atribuído a José Afonso, a título póstumo, a medalha de Ouro da Cidade, que foi entregue pelo vereador Paulo Neves (grande impulsionador deste espetáculo) a Manuel Freire, presidente da Assembleia Geral da AJA.

De referir ainda que os artistas em palco cantaram os parabéns a José Fanha, aniversariante do dia, que lembrou o 88.º aniversário de Alípio de Freitas, ocorrido dois dias antes, lembrando que este grande antifascista foi preso político no Brasil, tendo merecido uma canção de José Afonso em sua honra. Esta circunstância já tinha sido recordada pela filha brasileira de Alípio de Freitas, Luanda, no concerto com Perigo Público & Couple Coffee, ocorrido em Quarteira na sexta-feira, precisamente o aniversário do seu pai.

O espetáculo terminou em apoteose com todos os intervenientes a cantarem em coro Grândola Vila Morena, em perfeita simbiose com a assistência.

Por último, assinalamos a presença de uma comitiva da AJA – Núcleo de Quarteira.

Um espetáculo da Associação José Afonso de tributo ao grande José Afonso, numa evocação do Compositor, do Poeta, do Cantor e do Cidadão que foi professor em Faro durante cinco anos.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Faro