Loulé

Nova nota de 50 Euros | Ação de sensibilização da GNR na Associação Esperança e Paz, em Loulé

A GNR promoveu uma ação de sensibilização junto dos utentes da Associação Esperança e Paz, em Loulé. A ação, conduzida pelo Cabo António Pires, abordou os cuidados a ter com a nova nota de 50 euros no sentido de evitar burlas.

À semelhança do que aconteceu com as notas de 5, 10 e 20 euros, também a nota de 50 euros irá sofrer, dentro de pouco tempo, alterações estéticas e de segurança.

A nova unidade currencial entra em circulação no dia 4 de abril e pertence à segunda série de notas denominada série “Europa”.

Nesta segunda série, entrarão também as notas de 100 e 200 euros, que serão substituídas a seu tempo.

O Cabo Pires sensibilizou os utentes da associação para as principais alterações desta nova nota, referindo que as atuais notas em circulação continuam a ser válidas e ninguém está mandatado para as recolher em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária.

Isto significa que não deverá entregar ou acreditar em quem quer que seja que apareça no seu domicílio a tentar proceder à troca para as novas unidades currenciais.

As notas de 50 euros antigas manter-se-ão válidas. Desta forma, a utilização das antigas notas é feita sem qualquer inconveniente.

A GNR sugere que os cidadãos liguem às autoridades, pelo número 112, caso alguém tente fazer trocas de notas, porta-a-porta, ou fora dos bancos.

Falta 1 mês até à entrada em circulação da nova nota mas, até lá, há muito para preparar. Pense em todas as caixas multibanco, máquinas de pagamento e vending machines que, no dia a dia, necessitam de reconhecer as notas de 50 euros. Com alterações ao desenho e aos mecanismos de segurança do retângulo laranja, é preciso assegurar que todas estas máquinas de tratamento de notas e os dispositivos de autenticação reconhecem a nova nota.

Para garantir que o processo de adaptação dos dispositivos corre devidamente, o Eurosistema (constituído pelo BCE e pelos bancos centrais nacionais dos Estados-Membros) lançou um programa de parceria com mais de 500 entidades do setor. Ao abrigo desta cooperação, serão disponibilizadas ferramentas didáticas e outros recursos relevantes.

O que muda na nova nota de 50 euros?

Quando estiver na posse de uma destas notas, segure-a contra a luz. Dessa forma, verá o primeiro elemento diferenciador ao nível da segurança. Contra a luz, a janela transparente na parte superior do holograma vai revelar um retrato de Europa, a figura mitológica grega.

A imagem é visível na frente e no verso da nota, sendo idêntica ao retrato que surge na marca de água da nota. Esta “janela com retrato” também é visível nas notas de 20 euros da série “Europa”, que foram colocadas em circulação em novembro de 2015.

Num dos cantos da frente da nova nota, encontrará também o “número esmeralda”. Trata-se de um “50” impresso a verde-esmeralda brilhante. Ao inclinar a nota, a cor passa a azul-escuro, com um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente. Segundo o BCE, estes elementos de segurança facilitam a verificação da autenticidade da nota de 50 euros.

Os elementos de segurança avançados da nova nota ajudam a proteger o nosso dinheiro. Tal faz parte dos esforços constantes para preservar o euro como uma moeda estável. O lançamento gradual de novas notas de euro com elementos de segurança novos e outros melhorados demonstra também o compromisso do Eurosistema para com o numerário como meio de pagamento eficiente e de confiança.

Saiba tudo sobre as novas notas de Euro no anexo » Nova Nota de 50 Euros

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

 

Categorias:Loulé