A Fundação Montepio assina hoje, dia 30 de junho, o protocolo de apoio a 18 instituições selecionadas no âmbito do seu programa de Financiamento e Apoio para o Combate à Exclusão Social (FACES).
O FACES é um programa de combate à exclusão social que abrange três áreas de intervenção – empregabilidade das pessoas com deficiência, inclusão de crianças e jovens em risco, e apoio a famílias vulneráveis e pessoas sem-abrigo. Com este programa de financiamento, a Fundação Montepio afeta 278 mil euros a iniciativas inovadoras, assentes em parcerias e que sejam sustentáveis.
Este ano foram selecionadas 18 instituições distribuídas por nove distritos de Portugal:
- AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente, Lisboa
- APAC Portugal, Lisboa
- APPACDM Coimbra – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Coimbra
- ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã, Coimbra
- Associação Integrar, Coimbra
- Associação Laços sem Nós, Coimbra
- BIPP – Inclusão para a Deficiência, Lisboa
- CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente, Porto
- Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra, Coimbra
- Centro Comunitário-Cruz Vermelha de Évora, Évora
- Centro Social e Cultural São Pedro Bairro, Braga
- CERCICAPER – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Castanheira de Pêra, Leiria
- Crescer na Maior, Lisboa
- GAS Porto – Grupo de Ação Social do Porto, Porto
- Incluir – Associação para a Inclusão do Cidadão com Necessidades Especiais, Santarém
- NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso, Faro
- Santa Casa da Misericórdia de Almada, Setúbal
- Serve The City, Lisboa
“O valor alocado a cada projeto resultou da apreciação e seleção dos projetos candidatos, tendo em conta o orçamento disponível para o programa” explica Paula Guimarães, diretora da Fundação Montepio.
O evento que marca a assinatura dos protocolos com as 18 instituições realiza-se no auditório do Atmosfera m, na Rua Castilho, n.º 5, em Lisboa, na próxima sexta-feira, dia 30 de junho, entre as 14h30 e as 18 horas. Para assinalar o momento solene da cerimónia, estarão presentes: António Tomás Correia, presidente da Fundação Montepio; Domingos Rosa, representante da AFID; Duarte Fonseca, representante da APAC Portugal; Helena Albuquerque, representante da APPACDM Coimbra; Nelson Pina Tiago, representante da ARCIL; Helena Lorinho Pereira, representante da Associação Integrar; Sónia Lopes, representante da Associação Laços sem Nós; Maria Joana Pinto, representante do BIPP; Alberto Costa, representante da CAID; Maria João Vieira, representante do Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra; Carla Vieira, representante do Centro Comunitário Cruz Vermelha de Évora; ; Ana Maria Sousa, representante do Centro Social S. Pedro Bairro; Suzel Santos, representante da CERCIPAPER; Américo Nave, representante da Crescer na Maior; Fátima Lopes, representante do GAS Porto; João Gonçalves Silva, representante da NECI; Joaquim António Gomes, representante da Santa Casa da Misericórdia de Almada; Alfredo Abreu, representante da Serve The City e Helena Carona, representante da Incluir.





