Teve lugar nos dias 7 e 8 de dezembro a Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da comunidade piscatória quarteirense, de Quarteira e de Portugal.
É marcada por três procissões: uma noturna a 7 de dezembro e outras duas em simultâneo, a 8 de dezembro, por terra e por mar, com embarcações decoradas a rigor para o momento solene.
Na noite de quarta-feira, dia 7, após a celebração eucarística pelo pároco de Quarteira, padre José Joaquim Campôa, a imagem de Nossa Senhora da Conceição saiu da Igreja com o mesmo nome, acompanhada por uma multidão de pessoas na Procissão das Velas em direção à Igreja de S. Pedro do Mar.
O dia de ontem, 8 de dezembro (sexta-feira, feriado), começou com Alvorada.
A meio da manhã, o pároco de Quarteira procedeu â bênção da embarcação que iria transportar à tarde imagem pequena na procissão pelo mar.
Às 14 horas, teve lugar a Celebração Eucarística na Igreja São Pedro do Mar.
Depois da missa, teve então início a Procissão de Nossa Senhora da Conceição por terra e por mar.
As comemorações terminaram à noite no Largo da Nossa Senhora da Conceição, junto à antiga Igreja de Quarteira com o mesmo nome. Aqui, entre as 18 e as 23 horas, houve gastronomia e espetáculo de variedades com José Manuel Pasadinhas e Rita Melo. Pelo meio, houve ainda Venda de Ramos e Leilão de Ofertas dirigida por Nélson Horta.
Esta é uma festividade tradicional que envolve toda a comunidade local e que consiste num momento do qual Quarteira muito se orgulha.
Uma organização da Paróquia de Quarteira e da Junta de Freguesia de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira
























2 replies »