S. Brás de Alportel

Sambrazense Maria da Conceição Brito celebrou 105.º aniversário

O Município de São Brás de Alportel celebrou ontem à noite, sexta-feira, 22 de dezembro, o 105.º aniversário da munícipe Maria da Conceição Brito, que nasceu dois anos antes da fundação deste concelho algarvio.

Atualmente a viver no Lar da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, Maria da Conceição Brito nasceu em 1912, ano em que Gago Coutinho e Sacadura Cabral fizeram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, feito imortalizado em São Brás de Alportel com uma réplica artística do hidroavião Santa Cruz.

Ainda criança, viu nascer o concelho de São Brás de Alportel, a 1 de junho de 1914 e cresceu com o crescimento da República no seu país. Nos anos que se seguiram, viveu todo o longo período da ditadura e os duros anos da Guerra Colonial; aos 62 anos, assistiu ao nascimento da democracia portuguesa, na madrugada de 25 de abril de 1974; com 74 anos, embarcava com Portugal na aventura da integração europeia… são 105 anos de História, testemunhados por Maria da Conceição.

Uma vida cheia, rica em Memórias e Histórias para desfiar, com mais de um século de sabedoria e de experiência feita, vivida intensamente, sempre em sintonia com as tradições da sua terra, fortalecida pela tolerância, pela serenidade, amor ao próximo e pelo gosto de conviver e conversar.

Hoje, quando lhe perguntam se gostaria de viver a sua juventude na época atual, responde prontamente: “Não, porque antigamente tínhamos tempo para conversar!”. Maria da Conceição mantém a sua personalidade e o espírito crítico numa invejável lucidez aos 105 anos de idade!

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel decidiu associar-se à celebração desta singular efeméride, numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, que teve lugar no Lar de Terceira Idade, ontem à noite. As comemorações deste momento tão especial integraram um momento de confraternização e um jantar convívio.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de SBA, Júlio Pereira, deu as boas vindas a todos, endereçando bonitas palavras à aniversariante, considerando-a um exemplo para todos.

Para o autarca sambrasense, Vítor Guerreiro, “graças à D. Conceição, hoje é um dia muito especial para o nosso concelho. Não é todos os dias que temos a felicidade de ver um nosso munícipe a festejar esta bonita data. A D. Conceição é 2 anos mais velha que o nosso concelho enquanto concelho. Quando nasceu, ainda éramos uma freguesia do Concelho de Faro. O nosso concelho já tem 103 anos. Portanto, viu nascer e crescer o Concelho de S. Brás de Alportel. Por isso, é um exemplo chegar a esta idade com toda a sua alegria e com o seu sorriso. Por isso, muito obrigado por essa lição de vida e por dar força a todos os seus colegas que aqui estão”. Felicitou ainda “a Santa Casa da Misericórdia, na pessoa do seu provedor, Sr. Júlio, por este momento, por organizar esta festa e outros momentos tão importantes como este”, felicitando igualmente “a família, especialmente a neta que aqui está, a minha amiga Lúcia – fomos colegas de escola – e o bisneto. Parabéns a toda a família e muito obrigado pelo exemplo que nos dá”, brindando a aniversariante com uma prenda do município.

Já o presidente da Junta de Freguesia de S. Brás de Alportel, João Manuel Fialho Rosa, destacou este “exemplo de longevidade. Olhar para esta cara é também ver uma senhora com muita história, com um passado e também com uma contribuição para a nossa sociedade, à semelhança de todos aqueles que aqui estão na Santa Casa da Misericórdia. Em nome da junta de freguesia, quero felicitar a D. Conceição por mais um aniversário e oferecer-lhe esta bonita planta pelo 105.º aniversário. Um número muito bonito, a senhora também é muito bonita, que se mantenha assim e continue a dar muita alegria a todos nós”.

A festa contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal de SBA, Ulisses de Brito, da vice-presidente da câmara, Marlene Guerreiro e do vereador Acácio Martins, entre outros.

A aniversariante recebeu ainda prendas de outros dos presentes num serão animado ao som do acordeão.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve