Quarteira

Quarteira voltou a acolher a única Consoada de rua do país recriando o verdadeiro espírito de Natal

A cidade de Quarteira acolheu ontem à noite, 24 de dezembro, pelo 3.º ano consecutivo, a única Consoada de rua do país. Numa iniciativa de Miguel Baptista, inserida no Projecto Zero, a ceia de Natal teve lugar no Largo do Centro Autárquico, inundado pelo verdadeiro espírito de Natal, despertando o melhor que há dentro de cada um de nós.

A iniciativa contou com a generosidade dos quarteirenses com dádivas de alimentos, com os quais se fizeram Cabazes de Natal, vestuário e calçado, distribuídos aos mais necessitados no decorrer da ceia.

Miguel Baptista falou aos presentes, revelando: “Não temos nada programado. Esta iniciativa acontece pela boa vontade e ajuda das muitas pessoas que vão aparecendo, saindo da sua zona de conforto e contribuindo com o que podem dar. Ano após ano, sentimos que estamos a criar uma onda de calor humano cada vez maior, cada vez mais solidária. Temos consciência que falamos apenas de uma noite, de um ato isolado mas estamos a trabalhar para algo mais constante no dia a dia de todas estas pessoas. Este é o 3.º ano que fazemos isto. Acho que estamos todos de parabéns. Estamos aqui em família e há uma coisa que eu queria ressalvar aqui: Estas coisas só são possíveis graças a todas as pessoas que estão aqui presentes, por acreditarem que é possível fazer a diferença e há aqui algumas pessoas para as quais eu peço uma salva de palmas. São pessoas que trabalharam incansavelmente porque aquilo que vocês estão a ver aqui é apenas uma amostra do trabalho realizado. Vocês não imaginam o que está em armazém. Nos bastidores de tudo isto houve 4 pessoas que trabalharam arduamente, que abdicaram um pouco da sua vida profissional e familiar para se dedicarem a este projeto. São pessoas que me ajudaram e que eu chamo aqui para o pé de mim: o Sílvio, a Helène, a Tânia e a Cláudia. Estas pessoas não estão aqui à espera de reconhecimento mas estamos a falar de um professor, uma advogada, uma bancária e uma empresária que abdicaram do conforto das suas vidas para se entregarem a este projeto. São pessoas que estiveram aqui incondicionalmente de alma e coração para vocês todos”.

Helène disse que “estive aqui no ano passado, conheci pessoas maravilhosas e não podia deixar de estar aqui também este ano. Queria agradecer a todas as pessoas que colaboraram, não só as que estão aqui como também as muitas que não estão. Obrigado a todos”.

Por sua vez, Tânia sublinhou: “Não interessa a formação académica que temos. O que interessa é o que temos cá dentro para dar. O que interessa é que estamos todos aqui reunidos por uma causa. O que está aqui feito é obra de muitas pessoas e quero agradecer a vossa presença sem segundas intenções. Pessoas que querem ajudar outras pessoas. Só isso. Obrigado e bom Natal”.

Cláudia realçou que “também é muito importante notar que há aqui muitas pessoas que querem ajudar. Muitas pessoas sensibilizadas e o nosso apelo é que o Natal não seja só hoje e queremos que esta iniciativa se repita ao longo do ano. Portanto, para todos aqueles que queiram ajudar, isto é para continuar para ajudarmos o ano todo”.

Sílvio agradeceu igualmente “a vossa presença, por estarem aqui a apoiar. Isto não seria possível vem a ajuda da nossa escola e dos nossos alunos, que fazem parte de nós. Agora, prometemos dar-vos muitas vezes aquilo que estamos aqui a dar. Muitas vezes não conseguimos expressar por palavras aquilo que sentimos e exprimimo-lo assim, desta forma”.

De referir que a iniciativa despertou sentimentos em pessoas um pouco de todo o lado, tendo estado na ceia pessoas de Lisboa, do Alentejo e de Faro e ainda um ex emigrante nos Estados Unidos, agora radicado em Quarteira, que confecionou o bacalhau e as couves.

Para além do PlanetAlgarve, a ceia contou com reportagem da SIC.

A iniciativa contou com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Quarteira.

Veja o vídeo PlanetAlgarve AQUI.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira