Albufeira

Albufeira celebrou o Fim de Ano com Agir e Xutos e Pontapés

A grande novidade na programação do Fim de Ano em Albufeira deste ano foi a presença de dois grandes nomes nacionais para o concerto da noite de 31 de Dezembro, na Praça dos Pescadores, junto à praia. Agir e Xutos e Pontapés foram os cabeça de cartaz de um programa de cinco dias, que contou com os já habituais Paderne Medieval, Festival de Humor Solrir, Star Parade e fogo-de artifício.

O Município voltou a apostar num cartaz diversificado com cinco dias de atividades para toda a família. Na noite de 31 de dezembro, o palco da Praia dos Pescadores recebeu o tão esperado concerto junto ao mar, este ano com dois grandes nomes do panorama musical português da atualidade: Agir e Xutos e Pontapés, poucas semanas depois da morte do seu guitarrista, Zé Pedro.

AGIR, nome artístico de Bernardo Correia Ribeiro de Carvalho Costa, filho do cantor Paulo de Carvalho e da atriz Helena Isabel, veio a Albufeira apresentar o seu terceiro disco, cujo tema de estreia é “Manto de Água”, que conta com a colaboração de Ana Moura.

À meia-noite, na zona de Areias de S. João e Oura, também houve fogo-de-artifício, lançado na praia da Oura. Mas não foi só o céu que ficou iluminado: a Avenida Sá Carneiro foi percorrida por artistas circenses, que voltaram a surpreender com performances e números de grande impacto visual na Star Parade.

Logo após o fogo-de- artifício, os Xutos e Pontapés iniciaram a sua atuação ao ritmo do rock & roll português com que nos têm habituado ao longo de mais de 35 anos de carreira, desta vez sem Zé Pedro. Tim, Kalu, João Cabeleira e Gui subiram pela segunda vez ao palco da Praia dos Pescadores para proporcionarem um espetáculo único com todos os temas que já se tornaram hinos. Donos de uma lista interminável de clássicos, os Xutos cimentam a sua ligação indestrutível com um público fiel, sempre presente à chamada, de braços cruzados em X, a celebrar a maior longevidade de uma carreira rock em Portugal.

“O Fim de Ano é uma marca fortíssima de Albufeira, que vem dar um grande ânimo à cidade numa época mais calma, por isso, este ano, voltamos a ter um programa que se estenderá por vários dias e que inclui sugestões de qualidade para todos os gostos”, destaca Carlos Silva e Sousa, realçando que “o Fim de Ano envolve toda a comunidade, incluindo os nossos empresários representados através da APAL que, além de parceira desta iniciativa, traz a Albufeira o turismo através da sua ação em prol do bem público”.

Mas as celebrações de Fim de Ano começaram logo no dia 29 de dezembro com o Paderne Medieval. Durante quatro dias, a aldeia do Barrocal algarvio voltou a recuar no tempo e acolheu perto de 10 mil visitantes que tiveram a oportunidade de percorrer as ruas de Paderne num ambiente único. O núcleo antigo da aldeia transformou-se num mercado medieval com dança, recriações históricas, demonstrações de artes e ofícios, manjares medievais e muita animação, que conduzem os milhares de visitantes numa verdadeira viagem no tempo.

A 29 de dezembro começou também o Solrir, o festival de humor que levou ao palco do Palácio de Congressos do Algarve, nos Salgados, comediantes de renome. O evento termina hoje, 2 de janeiro, com sessão às 21h30.

Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Fotos: Pedro Monteiro / PlanetAlgarve

Categorias:Albufeira