No âmbito do Projeto do Ambiente/Eco-Escolas, sob a coordenação das professoras Brígida Ferreira e Esmeralda Pereira, a EB1/JI D. Francisca de Aragão comemorou esta manhã o Dia Eco-Escolas com muitas atividades que culminaram no hastear da bandeira Eco-Escola.
Depois de uma sessão de Zumba Kids com a instrutora Sónia Melo, teve lugar o ponto alto das comemorações, um desfile de roupas ecológicas, que contou com o empenho dos pais na confeção, com os seguintes intervenientes:
Crianças do Pré-Escolar:
- Alunos da turma da sala verde da educadora Conceição Inverno
- Alunos da turma da sala azul da educadora Georgina Lima
- Alunos da turma da sala amarela da educadora Ana Isabel Santos
- Alunos da turma da sala laranja da educadora Maria Alice Silva
Alunos do Primeiro Ano:
- Turma do 1.º A da professora Cristina Grazina
- Turma do 1.º B da professora Lídia Couto
- Turma do 1.º C da professora Ana Sofia Marta
- Turmas dos 1.º e 2.º D da professora Vera Santos
Alunos do Segundo Ano:
- Turma do 2.º B da professora Alexandra Reis
- Turma do 2.º C da professora Elsa Amaral
Alunos do Terceiro Ano:
- Turmas dos 2.º e 3.º A da professora Goreti Martins
- Turma do 3.º B da professora Lucinda Sousa
- Turma do 3.º C da professora Brígida Ferreira
- Turma do 3.º D da professora Cláudia Cabanita
- Turma do 3.º E da professora Alexandra Marques
Alunos do Quarto Ano:
- Turma do 4.º A da professora Cláudia Nobre
- Turma do 4.º B da professora Sílvia Sousa
- Turma do 4.º D da professora Esmeralda Pereira
- Turma do 4.º E da professora Manuela Teixeira
Todos os participantes do desfile ecológico receberam um Certificado de Participação.
Seguiu-se a exposição de sete Eco-Espantalhos a concurso com entrega do prémio Eco-Espantalho ao trabalho mais votado.
Os Eco-Espantalhos foram elaborados pela turma da sala amarela da educadora Ana Isabel Santos, pela turma da sala laranja da educadora Maria Alice Silva, pela turma dos 1.º e 2.º D da professora Vera Santos, pela turma do 2.º B da professora Alexandra Reis, pela turma do 3.º C da professora Brígida Ferreira, pela turma do 4.º A da professora Cláudia Nobre e pela turma do 4.º D da professora Esmeralda Pereira.
Estes trabalhos foram avaliados pelo júri constituído por:
- Professora Lígia Ferreira, representante da Direção da Escola
- Professora Aida Rosária, coordenadora da Escola.
- Professora Graça Filipe, coordenadora do Departamento do 1.º Ciclo
- Professora Clara Martins, Adjunta das Coordenadoras
Foi escolhido por unanimidade o Eco-Espantalho da sala laranja da educadora Maria Alice, que subiu ao palco para receber o prémio. Os outros professores das restantes turmas também subiram ao palco para receber os respetivos certificados de participação. O espantalho vencedor será colocado na horta biológica da escola.
No final do desfile, ficou um agradecimento pela presença de todos os pais e encarregados de educação, aos alunos, às professoras, às auxiliares, aos porteiros e a todas as entidades locais presentes, com destaque para o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e da comunidade escolar da cidade, entre outros.
O programa finalizou com o hastear da Bandeira Eco-Escola (novamente conquistado por este estabelecimento de ensino), à entrada da escola, com os alunos a cantarem em coro o Hino Eco-Escolas.
NOTA: As fotos do desfile foram propositadamente tiradas de costas a pedido de alguns pais ao abrigo da Lei da Proteção de Dados.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira































