Andaluzia

Projeto Garveland pretende criar percursos turísticos Algarve-Andaluzia em viaturas elétricas

A AREAL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, sedeada em Vilamoura, promoveu no dia 11 de maio, na sede da Vilamoura World, o lançamento do Projeto Europeu Garveland.

Marcaram presença de dezenas de pessoas, entre as quais se destacou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, na qualidade de presidente do Conselho de Administração da AREAL, o qual, na sua intervenção, manifestou o seu apoio ao projeto.

Além de ter sido apresentado à região o Projeto Garveland, os seus objetivos e potencialidades, foram ainda divulgadas algumas iniciativas que estão a ser desenvolvidas no Algarve no domínio da mobilidade sustentável.

A iniciativa contou com a intervenção de diversas entidades e empresas no âmbito das energias ditas “limpas”, com o seguinte alinhamento:

Apresentação do projeto Garveland, pela AREAL / AAE

Observatório da Energia, pela ADENE

Smart moving, Smart living, por João Guerra, da ZEEV

A mobilidade elétrica em locais turísticos – Caso de Vilamoura, por Paulo Reis, da Inframoura

Planear e implementar um sistema de e-bikeshare – Fatores críticos de sucesso, por Daniel Ferreira, da Wegoshare

Embarcações elétricas como solução para áreas ambientalmente protegidas, por João Bastos, da Sun Concept

No exterior, estavam expostas diversas viaturas elétricas e ainda bicicletas elétricas que os participantes tiveram a oportunidade de experimentar.

O Projeto Garveland é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 e visa desenvolver um plano de ação entre o Algarve e Andaluzia para a promoção da mobilidade elétrica em locais de interesse turístico e ambiental.

O lançamento foi integrado na iniciativa “Energy Day” (http://www.eusew.eu/), promovida pela União Europeia, e visa promover, discutir e celebrar a eficiência energética e as energias renováveis.

Veja o VÍDEO da transmissão em direto.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Andaluzia, Quarteira, Turismo