Desporto

Quarteira acolheu Estágio Associativo de Graduações e Ação de Formação de Treinadores de Judo

A ADJA – Associação Distrital de Judo do Algarve organizou no sábado, dia 23 de junho, no dojo da Academia de Judo de Quarteira (Pavilhão da Escola Dr.ª Laura Ayres), uma ação de formação contínua de treinadores, destinada ao estudo das Kata de judo, com a atribuição de 1.2UC (componente específica), em simultâneo com o primeiro estágio associativo de graduações, com as características Katame-no-kata e Kime-no-kata com os formadores César Nicola (membro da Comissão Nacional de Graduações, juiz internacional de kata, 5.º dan) e André Alves (5.º dan); dupla medalhada em torneios e campeonatos nacionais de kata nos últimos 15 anos; participação em campeonatos da Europa (2008 e 2009) e do Mundo (2014).

Em declarações ao PlanetAlgarve, o presidente da ADJA, André Alves, referiu que “o objetivo passa por atingir várias vertentes. Por um lado, temos uma ação de formação de treinadores, que é obrigatória no Plano Nacional de Formação de Treinadores do IPDJ, para dar créditos aos treinadores para renovarem os seus títulos de treinador. Estamos a fazer também a vertente do estágio associativo de graduações, cujo objetivo é preparar os praticantes para os seus próximos exames de graduação. Estes katas que estamos a fazer hoje aqui, em particular, os Katame-no-kata e os Kime-no-kata são formas de execução técnica para graduações já mais elevadas, que é o caso de 4.ºs e 5.ºs dan. Os praticantes que estão aqui são praticamente todos cintos negros e os mais jovens são cintos castanhos ou negros que estão a preparar a sua caminhada. Temos aqui cerca de 10 treinadores e cerca de outros 10 praticantes, num total de mais de 20 praticantes de todo o Algarve, designadamente de Vila Real de Santo António, Portimão, Alvor e Altura. Temos também outra particularidade. Convidámos o César Nicola, um grande amigo de há bastante tempo, que é treinador na Madeira, membro da Comissão Nacional de Graduações e que aceitou o nosso convite para vir aqui lecionar comigo este estágio”.

Uma iniciativa da ADJA, em colaboração da Academia de Judo de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira.

Por. Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Desporto, Quarteira