Nas noites deste fim-de-semana, 22 e 23 de junho, houve mais dois Arraiais dos Santos Populares em Quarteira, desta vez na Rua da Gaivota.
Uma grande festa com a população a aderir em bom número.
Depois dos bailes na Rua do Pinheiro, nos dias 8 e 9 de junho, animados por Zé Pedro, seguiram-se os bailes na Rua Poeta Pardal, com JM Pasadinhas e Emanuel Lopes.
Os bailes foram agora para a Rua da Gaivota, animados pelo Duo MV – Miguel&Vicente.
Finalmente, nos dias 29 e 30 de junho, é a vez dos bailes na Rua da Cabine, animados por Valter Cabrita e Zé Pedro.
Os bailes populares inserem-se no programa dos desfiles das Marchas Populares, um dos mais típicos e característicos eventos culturais da cidade de Quarteira, que, nos dias 12, 23 e 28 de junho, volta a mostrar o forte bairrismo desta antiga comunidade piscatória.
Estes desfiles levam ao “Calçadão” nascente milhares de visitantes que aqui vêm apreciar esta verdadeira manifestação etnográfica ligada ao mar, nomeadamente os trajes, as músicas e as coreografias dos grupos participantes.
Nas três noites de festejos – St.º António, S. João e S. Pedro – centenas de quarteirenses desfilam num dos maiores eventos do género no sul do País e que é um cartaz turístico do Algarve nesta altura do ano.
Mas as Marchas são apenas uma das componentes dos Santos Populares de Quarteira. Por estes dias, em vários pontos da cidade, há bailaricos, fogueiras, manjericos e alcachofra, mas também a gastronomia típica desta época como a sardinha assada ou o caldo verde. Elementos que mantêm ainda muito do tipicismo da Quarteira de outrora e que a cidade oferece aos seus visitantes.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira














