No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Paralisia Cerebral em Faro vai ser apresentado às 11:30 do dia 20 de outubro, no Parque de Lazer das Figuras, o projeto “Cidadania e Acessibilidade no Voto”.
Para assinalar a data, a Federação das Associações Portuguesas da Paralisia Cerebral (FAPPC) e a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro (APPC Faro) prepararam um programa de atividades que terá lugar no Forum Algarve e no Parque de Lazer das Figuras.
Um dos pontos altos será a apresentação de um projeto inédito que visa colocar ao alcance dos cidadãos com deficiência um sistema de voto acessível. O sistema inovador pode ser replicado à escala nacional, permitindo aos eleitores com limitações no preenchimento do boletim em papel exercer o seu direito de forma secreta e autónoma.
O programa das comemorações do Dia Nacional da Paralisia Cerebral em Faro, em anexo, inclui a inauguração, às 10:00, da exposição “O Universo da Paralisia Cerebral em Portugal”, no Forum Algarve, e, logo a seguir, a demonstração de atividades desportivas.
As atividades arrancam às 09:30 com uma largada de pombos no Parque de Lazer das Figuras, onde decorrerá uma sessão solene e a apresentação do projeto, seguidas de um almoço convívio. Durante a tarde, até às 17:30, haverá atividades culturais e recreativas. A organização estima que estejam presentes no evento uma centena de pessoas e representadas 12 associações de Paralisia Cerebral do país.
A Assembleia da República aprovou unanimemente a resolução n.º 27/2014, de 7 de março, que instituiu o dia 20 de Outubro como o Dia Nacional da Paralisia Cerebral. A partir desse ano, a organização das comemorações passou a ser da responsabilidade, em cada ano, de uma associada da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral ( FAPPC)
Para mais informações contactar: 289828814.
PROGRAMA
09h30m – Início das comemorações do Dia Nacional PC c/Largada de Pombos (Parque Lazer Figuras)
10h00m – Abertura da Exposição “O Universo da Paralisia Cerebral em Portugal” (Forum Algarve)
10h30m – Demonstração Atividades Desportivas: Boccia (Forum Algarve); Slalom, Handbike, Tricicleta (Parque Lazer Figuras)
11h00m – Sessão solene (Parque Lazer Figuras)
11h30m – Apresentação do Projeto “Cidadania e Acessibilidade no Voto”( Parque Lazer Figuras)
12h40m – Almoço Convívio (Parque Lazer Figuras)
14h15m – Momento Cultural pelo Grupo Musical de Santa Maria (Parque Lazer Figuras)
14h45m – Atividades Culturais e Recreativas das Associadas (Forum Algarve e Parque Lazer Figuras)
16h00m – Zumba Colors Solidário (Parque Lazer Figuras)
17h30m – Término das atividades
20h00m – Jantar de Encerramento






