Mãozinhas Solidárias é um projeto que nasceu em janeiro de dois mil e quinze, após Susana Luís ter tido conhecimento de diversos projetos solidários que consistiam na entrega de gorros, cachecóis e mantas nos hospitais a doentes oncológicos e cujo principal objetivo seria melhorar a qualidade de vida de crianças com cancro.
Assim, começou o sonho. Para que esses envios fossem possíveis, tiveram o apoio de várias retrosarias de Quarteira, Loulé, Faro, Albufeira e Portimão. Os amigos também representaram uma ajuda preciosa para que todo este percurso fosse possível, doando alguns materiais para, mais tarde, tricotar muitas das peças doadas.
Algum tempo depois, e por intermédio de uma amiga, Susana Luís conheceu Sandra Matinhos que é responsável pela Associação Partilhas e Cuidados, em Faro, cujo objetivo é apoiar pessoas em situação limite, tanto a nível social e económico como a nível da saúde e do bem estar, sobretudo doentes oncológicos.
Desde então, fazem entregas de bens alimentares e produtos de higiene pessoal e habitacional em parceria com a associação. Essas entregas não são regulares por falta de verbas financeiras e porque dependem dos donativos em géneros das pessoas que acompanham este projeto.
Desde então, tem recebido vários pedidos de ajuda de grávidas e recém-mamãs, algumas delas adolescentes e com fracos recursos económicos. Nesses casos, mais uma vez só conseguem dar resposta aos pedidos que recebem através dos donativos das pessoas que seguem este projeto, nomeadamente nas páginas do Facebook.
Cada caso é um caso e tentam sempre avaliar cada situação e apurar quais são as maiores carências dos agregados em questão. Recebem roupas, produtos de higiene, artigos de puericultura, brinquedos, etc., tudo o que já não tem utilidade para alguns e que faz tanta falta a outros.
Uma das principais preocupações para tornar este projeto mais fortalecido passa por conseguir dar uma resposta mais eficaz aos pedidos que recebem diariamente, já que não tem verbas financeiras para o efeito e são todos voluntários.
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias supra mencionadas, de algumas crianças residentes no Algarve que têm necessidades educativas especiais (paralisia cerebral, tetraparesia, doenças genéticas raras…) e de alguns idosos acamados e sem retaguarda familiar, tem também organizado alguns eventos solidários.
O principal projeto do grupo é criar uma associação sem fins lucrativos, para poder ajudar mais famílias carenciadas mas, para isso, falta uma verba que ronda os quinhentos euros, daí a criação da venda de garagem do próximo sábado e domingo, dia vinte e sete e vinte e oito de outubro.
Atualmente, acompanham, além das crianças especiais, duas pessoas tetraplégicas, dois doentes oncológicos, quatro mães com bebés com menos de seis meses de idade, cinco grávidas, cinco famílias com crianças e jovens em risco – alguns dos quais foram vítimas de negligência e maus tratos – e quatro idosos. Recebem pedidos de ajuda quase diariamente. Alguns são pedidos de ajuda pontuais mas há outros que são mais delicados e requerem um acompanhamento mais prolongado. É também importante referir que algumas famílias apoiadas pelo grupo, para além de ajudarem a separar os donativos que a associação recebe, também, devolvem o que lhes foi doado para poderem continuar a ajudar outras famílias, como peças de roupa, por exemplo.
Com o valor angariado na venda de garagem solidária, que irá decorrer nos dias vinte e sete e vinte oito de outubro, próximo sábado e domingo, pretendem, entre outras coisas, começar a preparar os cabazes de Natal destas famílias e proporcionar-lhes uma ceia de Natal digna e, também, como já foi referido a cima, criar uma associação sem fins lucrativos. Com esta venda, o esperado será ajudar mais pessoas das que ajudaram até então. Este evento solidário decorre entre as dez horas da manhã e as cinco horas da tarde nas instalações da futura associação, na Rua do Portão, em Quarteira (perto do ginásio NewLife). As Mãozinhas Solidárias irão vender livros, DVD’s, roupas, brinquedos, artigos em segunda mão…, a preços simbólicos, desde os cinquenta cêntimos.
Para além disto, é importante frisar que o espaço tem sempre as portas abertas para quem o quiser visitar, podendo até contribuir com donativos monetários ou não (fraldas, cremes, soro, óleo de amêndoas doces, etc…).
Para projetos próximos, a futura associação sonhadora pretende participar nas feiras de velharias em Quarteira no primeiro sábado de cada mês pela parte da manhã. Também tem em mente a execução de uma caminhada solidária e de aulas solidárias de zumba e meditação, entre muitas outras novidades. Este projeto não só pretende apoiar quem mais necessita como também promover a divulgação do mesmo para que possam crescer.
Esperamos por todos, nesta venda de garagem solidária, dias vinte e sete e vinte e oito, entre as dez da manhã e as cinco da tarde.
Carolina Figueiras
Página do projeto: https://www.facebook.com/maozinhassolidarias/
Venda de garagem: https://www.facebook.com/events/1052018008311813/
Amigos Mãozinha Solidárias: https://www.facebook.com/groups/1735770066713177/





1 reply »