A coordenadora da agência de Quarteira do Banco de Tempo (BdT), Isabel Pinto, entregou esta manhã(18 de dezembro) uma verba de 380 Euros no Lar da Sagrada Família do Centro Paroquial de Quarteira, uma iniciativa organizada pelo Gabinete Sociocultural da Junta de Freguesia de Quarteira, representado por Tânia Gordinho.
A verba, apurada no Magusto de S. Martinho do BdT 2018,destina-se à aquisição de óculos para uma utente carenciada do Centro Paroquial de Quarteira, representado pela sua diretora executiva, Maria Amélia Craveiro.
Isabel Pinto referiu que “já tínhamos atribuído outra verba de 200 Euros a outra senhora que precisava de lentes novas”, acrescentando que “a nossa instituição não está vocacionada para receber e dar dinheiro,pelo que a Junta de Freguesia de Quarteira é um grande apoio porque, através dela, nós conseguimos fazer as coisas certinhas e dar realmente a quem precisa e também porque nos magustos são eles que nos apoiam. De modo que,relativamente ao nosso fundo para o banco de óculos, foi-nos solicitado uma verba para podermos satisfazer umas necessidades. Continuamos abertos, sempre que seja preciso solidariedade, para a participação em alguma coisa a favor das outras pessoas. Nós estamos sempre presentes”.
Este ano, a cerimónia de entrega da verba contou com um cenário diferente, um presépio gigante montado pela primeira vez no palco, um presépio aberto a toda a comunidade. Visite o Lar e aprecie o presépio, “montado pela primeira vez em jeito de experiência, uma iniciativa para ser repetida todos os anos e cada vez melhor”, como refere a diretora executiva do Lar, Maria Amélia Craveiro. Aqui fica o convite.
A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas denominada Lar da Sagrada Família, foi criada em 1985 e tem capacidade para prestar serviços a trinta e sete pessoas.
Os seus serviços destinam-se a pessoas com 65 ou mais anos deidade que, por motivos pessoais e/ou de saúde, não consigam satisfazer por si só as suas necessidades básicas.
Na ERPI do Centro Paroquial de Quarteira são prestados serviços e atividades, tendo em conta a natureza unitária e global do utente,nas áreas pessoal, espiritual, moral, social e cultural, o respeito pela sua dignidade, bem como a manutenção das suas capacidades físicas e psíquicas.
Aqui são prestados os seguintes serviços: Alojamento; Alimentação (adequada às necessidades dos utentes); Cuidados de higiene pessoal e de imagem; Cuidados de saúde; Administração de fármacos (quando prescritos); Apoio psicossocial; Tratamento de roupas; Higiene dos espaços; Acompanhamento ao exterior; Aquisição de bens e serviços; Atividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais; Acesso a produtos de apoio à funcionalidade e autonomia; Acesso a serviços religiosos.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Tânia Gordinho, Isabel Pinto e Maria Amélia Craveiro 
Tânia Gordinho, Isabel Pinto e Maria Amélia Craveiro 






Categorias:Quarteira




