Quarteira

AJA Quarteira‎ celebrou José Afonso com Grafonola Voadora & Napoleão Mira

O Núcleo de Quarteira da Associação José Afonso (AJA Quarteira) celebrou os 90 anos do nascimento de José Afonso no dia 30 de março com um concerto dos Grafonola Voadora & Napoleão Mira + artistas convidados.

O espetáculo, com entrada livre, teve lugar no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira com apresentação de Rogério Ferreira, da AJA Quarteira.

Com Luís Galrito no piano, viola, adufe e voz, João Espada na videoart e manipulação de vídeo e a voz e as palavras de Napoleão Mira e ainda, neste concerto, com os convidados especiais António Hilário na percussão e o jovem acordeonista campeão mundial de juniores, João Palma, o grupo explorou um universo ficcional em que música, imagem e palavras se unem num resultado de grande beleza poética.

O grupo estreou-se em Maio de 2018 e no verão passado atuou na Feira de Verão de Quarteira, cidade onde regressou agora com novos poemas e novas canções.

A celebração dos 90 anos do nascimento de José Afonso terminou em apoteose numa simbiose artistas / público a cantarem em coro “Grândola Vila Morena”.

De referir ainda que, durante o concerto, o novo artista plástico de Quarteira, Samuel Zorrinha, elaborou um desenho alusivo aos 45 anos do 25 de abril, que se comemora igualmente neste ano de 2019 (ver na galeria de imagens).

Uma iniciativa da AJA Quarteira com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Ver também VÍDEO 1 e VÍDEO 2

Categories: Quarteira