A escola de treino canino Iron Dog Algarve, localizada em Quarteira, irá realizar no âmbito do seu terceiro aniversário, no próximo dia 8 de junho, o 1.º Troféu de Obediência, modalidade de desporto canino, prova regulamentada pelo Clube Português de Canicultura e a primeira do ano organizada na região do Algarve.
Durante o sábado, da parte da tarde, vários cães serão avaliados pela juíza Teresa Vasconcelos e pelo comissário Arménio Cunha, nas vertentes de Certificado de Obediência Básica e, ainda, classes 1, 2 e 3.
O programa contempla perto de duas dezenas de participantes oriundos de todo o país e representantes de várias escolas nacionais, a competirem com raças tão variadas como boxers, pastores alemães e belgas, labradores, golden retriever, cavalier king charles e diversos cães sem raça definida.
João Paulino, experiente treinador de cães profissional, responsável pela escola de treino canino Iron Dog Algarve e pela organização deste evento, refere que “é muito importante promover e realizar este tipo de provas na região para que haja cada vez mais uma cultura de treino canino e cães certificados com obediência básica”, acrescentando: “Além do mais, apoiamos sempre o desporto com cães. Ajuda as pessoas a manterem-se ativas e a estreitarem os laços e a ligação com os seus animais, combatendo assim o sedentarismo e apostando num estilo de vida mais saudável. É excelente termos vários binómios em representação da nossa escola a competir nesta prova e atrair outros binómios de outras regiões para darem o seu melhor em campo”, afirma. “No final, o importante é que tudo corra bem e que todos consigam atingir os objetivos a que se propõe em prova. Noutros países, faz parte da cultura os donos de cães pertencerem e frequentarem clubes de treino. Ir ao clube representa, não só a oportunidade de treinar o seu animal, como de conviver com outras pessoas com os mesmos interesses, trocar experiências e organizar atividades paralelas”. Sobre o dia 8 de junho, diz esperar “uma boa adesão, bom ambiente e o máximo de provas superadas com aproveitamento para todos”, explica João Paulino.
O evento é de entrada livre e apoiado por diversas entidades como a Câmara Municipal de Loulé, a loja de animais TIBI e as empresas Cooka’s Cookies e Ruff Dog. A médica veterinária responsável pela prova será a Dra. Raquel Silva, proprietária da Clínica Veterinária da Fonte Santa, localizada em frente ao mercado da roupa, na Fonte Santa, Quarteira.
A escola de treino canino Iron Dog Algarve existe desde 2016 e tem como objetivo o treino de cães, participação em competições de desporto canino nacionais e internacionais, organização de seminários de treino, demonstrações e ações de sensibilização, organização de eventos e formação.
Para mais informações, ligue 966092964, visite o website www.irondog.pt ou a página de Facebook www.facebook.com/irondogalgarve.



