No ano em que se comemora o 120.º aniversário do nascimento do poeta António Aleixo, a Câmara Municipal de Loulé promoveu na sexta-feira, 28 de junho, a cerimónia de descerramento da placa toponímica “Rua António Aleixo”, localizada no empreendimento Vila Sol, lugar do Morgadinho, freguesia de Quarteira.
A cerimónia foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Vítor Aleixo, neto do poeta popular. Marcaram ainda presença outros familiares do poeta Aleixo.
António Aleixo (V. R. Sto. António 1899 – Loulé 1949) é um dos poetas algarvios de maior relevo, e indiscutivelmente o maior poeta popular português, destacando-se pela ironia e pela crítica social sempre presente nos seus versos. Deixou-nos como legado uma obra poética singular no panorama literário português da primeira metade do século XX.
Esta artéria integra um conjunto de 29 novos topónimos, bem como a numeração de polícia respetiva de cada artéria, que foram recentemente aprovados para esta área, e que incluem outros notáveis poetas portugueses como o Nobel da Literatura José Saramago, Eugénio de Andrade, o altense Cândido Guerreiro ou o rei poeta Al-Mutamid.
A Câmara Municipal de Loulé tem considerado a Toponímia e a Numeração de Polícia como dois instrumentos fundamentais para a organização territorial e para a qualidade de vida dos cidadãos do Concelho, permitindo a orientação e comunicação entre pessoas e a chegada mais rápida dos meios de socorro. A Toponímia funciona igualmente como registo da história das localidades ao perpetuar nomes antigos utilizados e que se vão perdendo no tempo, evocando também factos locais, nacionais ou internacionais, bem como personalidades que se destacaram.
Fotos: Pedro Monteiro / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira








