Termina hoje, dia 27 de setembro, o REP (MUS) 19, o exercício de experimentação de sistemas marítimos não tripulados no qual dezenas de empresas nacionais, internacionais e universidades utilizaram o Mar de Portugal para avaliarem e desenvolverem os seus equipamentos num contexto real.
Foram dezanove dias e centenas de operações que decorreram ao largo da costa de Sesimbra e da península de Troia, contabilizando um total de 1146 horas de navegação e mais de 800 militares e civis da Marinha que participaram neste exercício. O Recognized Environmental Picture Augmented by Maritime Unmanned Systems REP (MUS) 19 chega ao fim eleva o nome da Marinha Portuguesa aos quatro cantos do mundo.
As três semanas de exercícios no mar, que contaram com o apoio de várias entidades civis e militares no centro de experimentação, sediado no Ponto de Apoio Naval de Troia, permitiram ir ao encontro de um dos principais objetivos da Marinha, uma maior aposta na inovação e na tecnologia militar.
O exercício REP(MUS) trouxe a Portugal, com a ajuda da academia e das indústrias, mais capacidade para operar e testar conjuntos inovadores de sistemas de controlo remoto e ampliar as capacidades dos recursos que são atribuídos, para garantir o compromisso que a Marinha tem para com o país, não só no mar, mas também no meio aéreo e nas operações em terra. Este avanço tecnológico permite chegar mais longe para fazer face às necessidades que cada vez são mais exigentes.
Criado há dez anos, o exercício REP (MUS) 19 é organizado em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com o Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) e, este ano, foi desenvolvido no âmbito da iniciativa Maritime Unmanned Systems, da NATO.

Exercício REP (MUS) 19 
Exercício REP (MUS) 19 
Exercício REP (MUS) 19
Categorias:Nacional


