O Rotary International é a organização com maior representação em mais de 200 países e regiões. A mesma engloba dezenas de idiomas, estruturas sócio-políticas, hábitos, religiões e tradições. São mais de um milhão e duzentos mil homens e mulheres que entram em acção para transformar as suas comunidades e o mundo.
Para melhor compreendermos a sua importância basta constatarmos o facto de ser a única instituição não governamental com assento nas Nações Unidas.
Para garantir uma maior aproximação entre os jovens entre os 12 e os 18 anos existe o Interact e entre os 18 e os 30 o Rotaract, onde em nome do Rotary se promovem os Intercâmbios e outras actividades.
O Algarve conta com treze clubes e este ano conta com dois intercâmbios longos. Em Tavira um rapaz foi para a Alemanha e veio uma rapariga para Tavira. Em Albufeira a Bruna Leote foi para República da Coreia e o Seo Jun Lee veio para Albufeira.
O objectivo do Rotary é “estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno”. Esta declaração relaciona quatro áreas nas quais o “ideal de servir” é fomentado através do desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; do reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e da difusão das normas de ética profissional; da melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada; e da aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação de boas relações, da cooperação e da paz entre nações.
Seo Jun Lee veio da República da Coreia, país com cerca de 34 milhões de habitantes e onde 60 mil são rotários, sendo o quarto país com mais aderentes ao movimento fundado por Paul Harris em 1905 na cidade de Chicago.
Mais de um quarto do mundo rotário é norte americano, segue-se-lhe a Índia e Japão, que com a República da Coreia igualam o resto do mundo em termos de aderentes. O primeiro europeu e quinto mundial é a Alemanha com cerca de 55 mil rotários. Portugal conta com cerca de dois mil aderentes em 159 clubes, divididos em dois distritos.
Os Intercâmbios são geridos por uma Comissão com seis elementos cabendo ao Companheiro Constantin Ostermann a responsabilidade dos intercâmbios longos.
O Lee está hospedado na casa do Companheiro Carlos Vargas que é o seu encarregado de educação.

Receção no aeroporto de Lisboa de Seo Jun Lee, primeiro da foto, seguindo-se o Presidente e Coordenador Nacional de Intercâmbio de Jovens, Companheiro Carlos Proença, a intercambista Bruna Leote que foi para a República da Coreia, seu pai Júlio Leote, o Companheiro anfitrião Carlos Vargas que acolhe o intercambista Lee, o Companheiro Otelo Cabrita, responsável do clube pelo intercâmbio, a intercambista filha do Companheiro Carlos Proença e sua amiga Brasileira que está estudando em Lisboa depois de se terem conhecido num intercâmbio feito em Taiwan 
No cumprimento às Bandeiras no dia da sua apresentação na sede do Rotary Club de Albufeira. Companheiros Otelo Cabrita, José Carlos Leandro e Seo Jun Lee 
A Presidente do Rotary Club de Albufeira, Cristina Lamy, a Governadora do Distrito, Mara Duarte, o intercambista Seo Jun Lee e Otelo Cabrita
Categorias:Albufeira




