O Município de Faro apresentou, no dia 7 de outubro, o programa para a edição de 2019 da iniciativa Europeia #CodeWeek, na FNAC do Fórum Algarve. Uma sessão de apresentação de mais de três dezenas de iniciativas previstas para a edição deste ano, tendo contado com mais de duas dezenas de participantes. Contou-se com a participação das empresas tecnológicas com presença física no município, Universidade do Algarve, Algarve STP, dos representantes autárquicos e do sistema de ensino municipal.

O #CodeWeek é uma iniciativa Europeia à qual o Município de Faro aderiu já em 2018 e que visa celebrar a programação, incentivando os cidadãos a aprender mais acerca de tecnologia, conectando comunidades e organizações que podem ajudar neste processo.
Ao integrar esta iniciativa o município assinala de forma perentória que se está a preparar para uma transformação digital proativa e está atento às oportunidades e desafios que este processo representa também para os munícipes e demais agentes locais.
Neste contexto, as mais de três dezenas de atividades abarcam um conjunto diverso de iniciativas para grupos etários distintos, nomeadamente:
- Momentos institucionais
- Atividades nas escolas
- Atividades nas empresas
Reconhecendo o contributo que tem sido dado, e que se pretende ver reforçado, esta sessão confirmou o interesse manifestado em 2018 pelas referidas empresas em assegurar uma participação mais alargada do Município de Faro, tendo em conjunto com as escolas desenhando o programa apresentado.
O Programa em números:
- 32 iniciativas
- 10 atividades em 5 empresas tecnológicas (Open Day e Job Shadowing)
- 10 escolas
- 11 turmas
- mais de 270 alunos
- 18 aulas promovidas pelos professores
- 11 aulas promovidas pelas empresas e serviços da autarquia (aula Scratch com os Farrobinhas)
- 1 workshop de impressão em 3D

Farrobinhas no Scratch do MiT 






