Desporto

Algarve Tri Run 5.0 e Mama Maratona com milhares de pessoas em Vilamoura e Quarteira

Neste domingo, 27 de outubro, Vilamoura e Quarteira voltaram a ser palco de mais um Algarve Tri Run 5.0. Este ano, a grande novidade foi a inclusão da 19.ª edição da Mama Maratona no programa do evento.

Neste dia desportivo, estiveram presentes atletas cujo maior desafio foi cumprir o percurso proposto de uma forma mais descomprometida, contrastando com atletas que buscam na sua performance um lugar do pódio, associando, desta forma, a possibilidade de várias gerações, com diferentes objetivos, se encontrarem no mesmo palco desportivo.

O Município de Loulé (representado pelo seu presidente, Vítor Aleixo e pela vereadora Heloísa Madeira), sempre sensível às causas sociais e saúde, aliou-se este ano à Associação Oncológica do Algarve e realizou a Mama Maratona com um percurso de 4,5km e 6,5km onde jovens dos 3 aos 90 anos puderam partilhar uma caminhada sempre muito agradável, usufruindo do magnífico ambiente de um dos principais ex-líbris do concelho, a Marina de Vilamoura.

Com este evento, a Câmara Municipal de Loulé pretendeu alertar a comunidade para as campanhas de sensibilização à população que a Associação Oncológica do Algarve realiza, tendo em vista a prevenção e deteção precoce do cancro. Assim, nada melhor do que juntar várias gerações de homens e mulheres numa mesma causa.

O Algarve Tri Run – Meia Maratona e Mini Maratona – teve um percurso que ligou Vilamoura a Quarteira em duas voltas, com um acumulado muito baixo, tornando a prova muito rápida e propícia a bater recordes pessoais. Este ano, o percurso da Meia Maratona teve 21.1km e a Mini Maratona 12.5km.

No Algarve Tri Run – Campeonato Nacional de Triatlo Longo -, os atletas tiveram duas distâncias à escolha: Campeonato Nacional de Clubes de distância longa na distância de 3km a nadar em frente do Passeio das Dunas, 120km de bicicleta no interior do concelho e 30km a correr entre o Passeio das Dunas e o Calçadão de Quarteira. Tinham ainda a possibilidade de realizar o triatlo na versão olímpica com 1.5km de natação, 40km de bicicleta e 10km de corrida, utilizando os mesmos percursos e locais do Campeonato Nacional.

De referir que, para além dos habituais troféus e medalhas para os primeiros classificados, foram ainda oferecidos 10 cabazes Shoyce, num valor total superior a 350 euros aos atletas classificados em 11.º, 22.º, 33.º, 44.º, 55.º, 66.º, 77.º, 88.º, 99.º, 111.º da Classificação Geral da Meia Maratona.

O Algarve Tri Run foi uma organização da Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a Associação Oncológica do Algarve, Junta de Freguesia do Quarteira (representada pelo seu presidente, Telmo Pinto e ainda Eduardo Amador, Sónia Neves e Paulo Alferes, bem como a presidente da assembleia de freguesia, Lígia Brito), Vilamoura World, Inframoura, Crowne Plaza Vilamoura e o apoio técnico da Associação de Atletismo do Algarve.

Realce para a homenagem que o Louletano DC decidiu fazer ao seu atleta Sérgio Marques, campeão mundial do seu escalão na IronMan 2019.

Em jeito de balanço final, as várias provas contaram com milhares de participantes, resultando numa iniciativa desportiva direcionada para a família, numa manhã diferente com um ambiente ímpar, muita animação com a atuação do grupo Moms Gym Team, liderados por Marc. A Policarpo, para além de algumas surpresas.

Confira os resultados:

Meia Maratona e Mini Maratona AQUI;

Triatlo Longo de Vilamoura 2019 – Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo AQUI;

Triatlo Longo de Vilamoura 2019 – Olímpico Vilamoura Tritry AQUI.

Categorias:Desporto, Quarteira