“Para todas as crianças, todos os direitos” é o lema da Campanha Global e Nacional que comemora os 30 anos da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança que se assinala no próximo dia 20 de novembro.
Porque todas as crianças têm o direito de serem ouvidas, de participar e desempenhar um papel ativo na sua sociedade, a ARS Algarve e o CHUA associam-se a esta iniciativa manifestando todo o seu apoio na proteção nesta fase tão primordial do ciclo de vida.
Para assinalar a data, a Coordenação Regional da Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco da ARS Algarve, em parceria com a Subcomissão de Coordenação Regional do Algarve do Sistema Nacional de Intervenção Precoce e com a Coordenação Regional dos Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil, lançaram o desafio às crianças e jovens acompanhadas pelas diversas equipas de saúde do SNS para fazerem desenhos alusivos ao tema e agora, no dia 20 de novembro, vão ser expostos nos “Estendais dos Direitos da Criança” distribuídos pelas salas de espera das diversas unidades dos Centros de Saúde da região e nas unidades de Faro e Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.
Os desenhos foram realizados no âmbito das atividades dinamizadas pelos Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Núcleos Hospitalares, em colaboração com as Equipas Locais de Intervenção Precoce, os Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil, Equipas de Saúde Escolar e das diversas unidades de saúde dos ACeS e CHUA, durante as quais abordaram esta temática dando a conhecer às crianças e famílias a existência da Convenção dos Direitos da Criança.
Com esta iniciativa pretende-se, de uma forma saudável e positiva, sensibilizar a comunidade para a importância da Convenção dos Direitos da Criança, aumentar a consciência pública em torno das crianças enquanto cidadãs de direito, facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos e prevenir todas as formas de violência contra as crianças.
No Serviço Nacional de Saúde, a promoção dos direitos e proteção de crianças e
jovens tem sido alvo de especial atenção com a criação de respostas específicas
de prevenção e intervenção. Em 2008 com
a criação da Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco nasceram as primeiras
equipas multidisciplinares. Atualmente, a ARS Algarve conta com um total de 13
Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco nos cuidados de saúde primários e
2 Núcleos Hospitalares de Apoio a Crianças e Jovens em Risco nos cuidados
hospitalares – Unidade de Faro e Portimão do Centro Hospitalar Universitário do
Algarve.
Há trinta anos, os líderes mundiais assumiram um compromisso histórico com as crianças do mundo, adotando a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança – um acordo internacional sobre a infância, ratificado por Portugal em 21 de setembro de 1990. Tornou-se o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história e ajudou a transformar a vida das crianças em todo o mundo.
Mais informação em: https://www.unicef.org/child-rights-convention





