Algarve

Programa de Reabilitação Respiratória da ARS Algarve vence a 1.ª edição do Prémio Luísa Soares Branco

Amanhã, dia 20 de novembro, na Sede da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), ao final do dia, a Associação Respira, em parceria com a Linde Saúde, irá atribuir o Prémio Luísa Soares Branco, no valor de 2.500 euros, à Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve, IP – Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Algarve III – Sotavento, reconhecendo assim o mérito do seu  Programa de Reabilitação Respiratória de Proximidade (PRRP).

Este projeto visa melhorar o controlo e gestão da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e das respetivas comorbilidades, promover a adesão à terapêutica, a autogestão da doença, diminuir as exacerbações, reduzir o número e/ou a duração dos internamentos e a utilização de recursos de saúde. O Programa de Reabilitação Respiratória de Proximidade (PRRP) desenvolvido pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Algarve III – Sotavento mostrou-se eficaz e eficiente, registando uma melhoria na saúde e qualidade de vida dos doentes com DPOC que usufruíram do programa.

No âmbito do Prémio Luísa Soares Branco, a Respira e a Linde irão ainda atribuir uma Menção Honrosa ao Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória (RR) – Lab3R – da Universidade de Aveiro, que se dedicou a realizar programas de Reabilitação Respiratória comunitários, partilhar com a comunidade o conhecimento adquirido no Lab3R, aumentar a literacia em saúde no âmbito  das Doenças Respiratórias Crónicas e a disseminação da Reabilitação Respiratória, bem como publicações e apresentações científicas nesta área.

Este prémio, cujo evento de atribuição contará com a presença de associados e profissionais de saúde, distingue as instituições que se destacaram na prestação de serviços e cuidados de saúde a doentes respiratórios crónicos, em especial a pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

“Além da satisfação em poder homenagear Maria Luísa Soares Branco, que teve um papel primordial no trabalho ainda hoje desenvolvido pela Respira, orgulhamo-nos de poder destacar as melhores práticas na área dos cuidados respiratórios. Nesta primeira edição do prémio ficamos felizes por destacar trabalhos que têm como objetivo levar a Reabilitação Respiratória a mais doentes, tentando colmatar uma falha já identificada. A Reabilitação Respiratória é uma intervenção multidisciplinar recomendada para grande parte dos casos de DPOC e de Cancro do Pulmão, no entanto, segundo os últimos dados do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias menos de 2% têm acesso a ele”, salienta Isabel Saraiva, vice-presidente da Respira.

“Para a Linde Saúde, a atribuição deste prémio tem especial importância por reconhecer e premiar as boas práticas na prestação de cuidados de saúde, promover a inovação e aumentar a proximidade ao individuo com patologia respiratória crónica. Realçar o que de melhor se faz e partilhar com a comunidade científica e a sociedade civil deve ser um estímulo para os profissionais, confiança e esperança para doentes e cuidadores. Reiteramos a mensagem de urgência de execução, a todos os que, tal como nós, trabalham diariamente para prestar um serviço de qualidade e dar as respostas adequadas a esta população,”, sublinha Maria João Vitorino, Homecare Business Manager da Linde Saúde. 

O Prémio Luísa Soares Branco resulta de uma parceria entre a Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas e a Linde Saúde, empresa líder de mercado mundial nos cuidados respiratórios no domicílio, é de âmbito nacional (incluindo as Regiões Autónomas) e terá uma periodicidade bienal.

Mais sobre a Respira:

A Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas foi, legalmente, constituída em Fevereiro de 2007, contando já com cerca de 500 associados em todo o país. Tem como objetivos, entre outros, fomentar programas de promoção da saúde respiratória e de prevenção primária e secundária do tabagismo, bem como promover um maior conhecimento e sensibilização sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) entre a população em geral e os profissionais de saúde, alertando para os fatores de risco e a necessidade de um diagnóstico precoce – www.respira.pt

Mais sobre a Linde Saúde:

A Linde Saúde é a empresa do Grupo Linde que se dedica à prestação de cuidados domiciliários, em Portugal, assistindo maioritariamente doentes com patologia respiratória crónica que necessitam de tratamento de oxigenoterapia, ventiloterapia e aerosolterapia. Recentemente a Linde Saúde foi premiada com o Prémio 5 Estrelas de 2019 na categoria de cuidados e serviços ao domicílio, setor onde já é líder de mercado mundial. O que distingue a Linde Saúde é a aposta em tecnologia inovadora e em profissionais altamente qualificados e especializados, permitindo desta forma adequar respostas às necessidades do doente e dos profissionais de saúde. A Linde Saúde assiste mais de 75.000 doentes em Portugal e mais de 1,6 milhões em mais de 50 países, utilizando a experiência e boas práticas para satisfazer os seus clientes.

Categorias:Algarve, Saúde