
Terça-feira, 19 de maio | 09h30 | Lisboa
A Conta Solidária “Todos Por Quem Cuida” vai entregar cerca de 150 mil máscaras cirúrgicas em mais de mil farmácias e laboratórios de análises clínicas espalhados pelo país. Bastonários dos Médicos e Farmacêuticos visitam unidades mais fragilizadas pela pandemia COVID-19.
Mais de mil farmácias e laboratórios de análises clínicas vão começar a receber máscaras e equipamentos de proteção individual doados pelos portugueses através do movimento “Todos Por Quem Cuida”. Estes materiais vão apoiar o regresso à atividade regular das unidades mais fragilizadas pelo impacto da pandemia de COVID-19, garantindo a proteção dos colaboradores e as condições para voltar a prestar cuidados farmacêuticos essenciais para as comunidades locais.
A iniciativa criada pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e de outras instituições da sociedade civil, continua a receber, diariamente, o apoio de inúmeras entidades e pessoas que desejam apoiar os profissionais que estão na linha da frente a combater a COVID-19.
Os donativos vão agora ser aplicados e distribuídos pelas farmácias comunitárias e laboratórios de análises que reportaram necessidades, validadas pelo movimento, considerando o impacto da pandemia na sua atividade regular e a equidade no acesso aos medicamentos e aos cuidados farmacêuticos.
Os promotores da iniciativa vão visitar algumas unidades em todo o país para concretizar a entrega e perceber as necessidades e desafios à retoma da sua atividade regular. A primeira visita ocorre esta terça-feira, dia 19 de maio, pelas 09:30 horas, na Farmácia Gouveia, em Lisboa, com as presenças dos bastonários da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins.
“Para regressarmos à atividade normal, precisamos de equipamentos de proteção individual. Ao contrário de muitos outros serviços de saúde – públicos, privados e do setor social –, as farmácias e os laboratórios de análises clínicas não foram abrangidos por qualquer distribuição gratuita destes equipamentos. Adquiriram-nos por sua conta, para sua proteção e para poderem continuar a atender os milhares de utentes que todos os dias continuam a deslocar-se às farmácias e laboratórios clínicos”, recorda a Bastonária dos farmacêuticos, Ana Paula Martins.
“Muitos destes pequenos operadores, em particular nas zonas mais desfavorecidas, sentiram profundamente o impacto da pandemia COVID-19 na sua atividade. Estiveram impossibilitados de prestar serviços de proximidade enorme valor para muitos cidadãos e querem agora voltar a poder fazê-lo. Enfrentam, contudo, um encargo adicional com os materiais de proteção. Embora esta ajuda possa representar, em muitos casos, apenas um mês de proteção para toda a equipa, será certamente um apoio importante para a abertura e retoma de muitos serviços. Em alguns casos, até determinante para o abandono do atendimento pelo postigo”, explica a representante dos farmacêuticos.
Desde a sua criação, o movimento “Todos Por Quem Cuida” angariou mais de 1,2 milhões de euros e reuniu diverso equipamento hospitalar, para proteção individual e outros materiais determinantes para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses.
Os donativos já permitiram adquirir 500 câmaras de proteção profissional ao ato de entubação, quase 200 mil máscaras (cirúrgicas e FPP2), 5,5 mil viseiras, 360 colchas e mais de 550 litros de gel antisséptico. Entre os beneficiários estão os hospitais públicos, instituições particulares de solidariedade social, entidades particulares de saúde, entre outros destinatários.
Os contributos podem realizar-se através de Transferência Bancária para a Conta Solidária “Todos Por Quem Cuida”, que tem os seguintes dados:
- Conta CGD número 0646 017662 930
- IBAN PT50 0035 0646 00017662 930 21
- NIB 0035 0646 00017662 930 21
Os donativos em espécie e os pedidos de apoio podem ser comunicados à Comissão de Acompanhamento através dos endereços de correio eletrónico todosporquemcuida@ordemdosmedicos.pt e todosporquemcuida@ordemfarmaceuticos.pt.
O apoio destina-se a apoiar médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bombeiros, cuidadores, assistentes operacionais, secretários clínicos, secretários clínicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, e tantos outros, mas, também as forças de segurança, bombeiros, cuidadores, entre outras profissões chamadas a combater a COVID-19.
O movimento responde a um apelo nacional e materializa a resposta de todos os que desejam apoiar quem cuida, reconhecendo que esta crise só será ultrapassada com a participação, a solidariedade e a união de todos.




