
A Fundación Tres Culturas del Mediterrâneo começa as atividades do seu novo projeto europeu, INTREPIDA plus (Internacionalização de Mulheres Empreendedoras de Espanha e Portugal para a Integração, o Desenvolvimento e as Alianças – Segunda fase), a partir de 3 de junho. Trata-se de uma iniciativa liderada por esta instituição que conta com o financiamento europeu do programa INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) e que representa a continuação e a melhoria do projeto INTREPIDA, que ainda continua em vigor.
Alexandra Vanstalle, empreendedora portuguesa que fundou a consultoria de imagem pessoal By Vanstalle, será a convidada deste primeiro encontro do projeto INTREPIDA plus, através de um workshop gratuito on-line sobre a organização de espaços, durante o qual os participantes aprenderão como criar um espaço livre para receber, novos projetos, ideias e/ou outros hábitos mais de acordo com as nossas necessidades de momento. Nascida em Lisboa, Alexandra Vanstalle reside no Algarve onde fundou a sua empresa de consultoria de imagem, na cidade de Loulé.
Com esta proposta, o projeto INTREPIDA plus continua a mostrar o trabalho de empreendedoras do Algarve, do Alentejo e da Andaluzia, aproximando os seus negócios a novos públicos e promovendo não só a competitividade dessas empresas como também a sua internacionalização, enquanto se cria um consumo mais consciente. De facto, nesta segunda fase incorporam-se inovações e mantêm-se algumas das ações realizadas no projeto INTREPIDA e cujos resultados foram muito positivos, chegando a alcançar-se um universo de mais de dois mil cidadãos, ao longo dos dois anos iniciais de trabalho.
Assim, por exemplo, será mantido o guia digital das empreendedoras onde já se encontra alojadas mais de 500 empresas e que será reforçado com a presença de uma seleção dos seus participantes em feiras internacionais, da mesma forma que continuará com a realização de quatro fóruns na Andaluzia e em Portugal, dada a excelente reação alcançada entre as empreendedoras (com mais de 400 presenças nos fóruns realizados até ao momento).
Durante essas reuniões, as empreendedoras convivem, estabelecem contatos, criam redes, inspiram-se, aprendem com outras experiências e sentem-se especialmente motivadas para continuar a trabalhar nos seus negócios, apesar das dificuldades. Nesse sentido, a Fundación Tres Culturas del Mediterrâneo já está a trabalhar no primeiro dos fóruns do projeto INTREPIDA plus, que se projeta realizar em Sevilha para o final de outubro próximo e com muita vontade de retomar uma das atividades mais bem-sucedidas do projeto.
As experiências do turismo nas empresas também continuarão e, como novidade, serão organizados os encontros Diretivas INTREPIDA plus, coordenados diretamente pela Mancomunidad Desarrollo Condado de Huelva que se juntou como um novo parceiro ao projeto e no qual também se mantêm a Diputación de Huelva, o Núcleo de Empresários da Região de Portalegre (NERPOR) e o Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE).
O projeto também inclui workshops de formação em TIC, além de coaching de negócios em branding digital 360º e formação telemática nos mercados europeus, com o objetivo de otimizar as marcas das empresas nos mercados internacionais. Será prestada assessoria personalizada que começará com um estudo preliminar, seguido de um diagnóstico de marca, o desenvolvimento de uma estratégia e um guia com os elementos mais importantes para a sua implementação.
O projeto planeia essas e muitas outras propostas até ao final de 2021, embora se espere que possa ser prorrogado devido ao confinamento imposto pelo COVID-19. No momento, o INTREPIDA plus oferece a oportunidade de aprender com a empresária portuguesa Alexandra Vanstalle, sendo o próximo compromisso no dia 17 de junho com Rosario Rodríguez, da empresa Know How 2.0. Para poder assistir só precisa de se registar através do site da Fundación Tres Culturas del Mediterrâneo
www.tresculturas.org/intrepida
inscriçoes: https://bit.ly/3cpH2vM



