
O Grupo Pestana, desenvolve a sua actividade principalmente no sector do Turismo e integra várias unidades hoteleiras entre as quais o Hotel Pestana Alvor Praia.
Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda que, alegadamente, o Hotel Pestana Alvor Praia estará em incumprimento das regras aplicáveis ao regime de lay off.
O hotel terá optado por uma redução de horário para as seis horas e trinta minutos diários no setor da limpeza. Desta situação terá resultado que os trabalhadores abrangidos deixaram de receber o almoço e passaram a receber sandes e um sumo. Por outro lado, os trabalhadores, na prática mantiveram o horário de trabalho de oito horas semanais.
De acordo com a fonte da denúncia a situação terá sido denunciada à Autoridade para as Condições de Trabalho. É inaceitável que aplicação do regime de “lay off”, amplamente alargado durante a pandemia, se traduza em abusos laborais sobre os trabalhadores.
Considerando o acima exposto, os deputados José Moura Soeiro, Isabel Pires e João Vasconcelos, do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, dirigiram ao Governo, através do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, as seguintes perguntas:
- O Governo tem conhecimento desta situação?
- Foram realizadas ações inspetivas por parte da Autoridade das Condições de Trabalho ao Hotel Pestana Alvor Praia? Quais foram os resultados das ações inspetivas?
- Está o Governo disponível para encetar diligências para apurar a situação descrita e daí retirar as devidas consequências legais
O Bloco de Esquerda Algarve
Consulte em anexo:
Categorias:Portimão