Algarve

ALGARVE | Campainhas de alarme, obrigam a avançar com plano económico Algfuturo

– Gravidade extrema e derrocada em curso convocam todos, justificando apresentação do PLANO ao Presidente da República, outros  Órgãos de Soberania e PRESIDENTES DA COMISSÃO EUROPEIA e doPARLAMENTO EUROPEU em apoio a uma região mártir com situação 5/6 vezes mais grave que a média do país e do pior da UE.
– É preciso avançar com apoios a fundo perdido já e empréstimos sem juros a  muito longo prazo, preparando ao mesmo tempo o lançamento do PLANO apresentado pela ALGFUTURO

Os sucessivos adiamentos quanto ao controlo do vírus criaram uma situação de pânico generalizado e justificam a máxima pressão da ALGFUTURO junto de todas as entidades oficiais num lancinante pedido de SOCORRO, COM EMPRESAS A FALIR, DESEMPREGO E FOME A AUMENTAREM.

Os dirigentes da UNIÃO EMPRESARIAL DO ALGARVE, consideram ser irresponsável e atentar contra os direitos da região e suas populações silenciar a realidade, como se nada fosse, ficando calados para mais tarde dizer que nunca se ter pensado que a situação fosse tão grave. E nem queremos sequer pensar em que haja mais atrasos na vacinação, que seria uma catástrofe.

Está tudo claro, com a Páscoa cada vez mais em risco e um verão difícil, agravado pela promoção negativa provocada pelo caos humano que se vive.

O PLANO já foi apresentado às mais altas entidades de Portugal  e União Europeia, depois de uma detalhada exposição ao Sr. Presidente da CCRA. A Preocupação é fundamentada e, por sua vez, o INE, faz uma previsão de queda para 2020, a nível nacional, com valores da ordem dos 12/13%.

Mas, nesta oportunidade é de salientar que, projetando para o Algarve e tendo em conta que o turismo tem impactos determinantes em cerca de 60 a 70% da economia (ver quadro e gráfico) , isso poderá implicar uma queda no VAB (empresas por município da Sede) a rondar as cinco vezes a queda nacional!

Sem choros de carpideiras, o Algarve é a região mártir de Portugal e das piores a nível europeu e ninguém pode fechar os olhos perante isto. TODOS OS AGENTES PÚBLICOS TÊM DE ARREGAÇAR MANGAS!

Por isso, são essenciais apoios já, preparar o lançamento do PLANO apresentado pela Algfuturo e medidas imediatas, tais como: Hospital Central; Requalificação Geral da Região: preparar campanhas de promoção; fim das portagens; não autorização de grandes superfícies durante seis anos; suspensão das aquacultura off-shore que colidem com os pesqueiros da pesca artesanal; iniciar trabalhos de revitalização das Zonas de Baixa Densidade; rápida aprovação da “Solução Guadiana” para reforço do abastecimento de água; estudo base para diversificar a economia; etc.

A  Comissão Executiva da ALGFUTURO

Categorias:Algarve, Empresas