Saúde

BebéVida apresenta novo serviço e kit de colheita de células estaminais único em Portugal

A BebéVida, banco de tecidos e células estaminais, acaba de apresentar um novo kit de colheita, único em Portugal, com um sistema exclusivo de colheita do sangue do cordão umbilical. E também o serviço BebéVida READY, que é outra das novidades apresentadas este mês pelo laboratório de criopreservação 100% português, que permite criopreservar o sangue e do tecido do cordão umbilical por 25 anos e ter as células mesenquimais imediatamente disponíveis para cultura celular.

Disponível desde o início de março e apresentando várias novidades para uma melhor qualidade das amostras recolhidas, o novo kit de colheita da BebéVida é composto por um novo saco para a recolha do sangue, que apresenta um sistema exclusivo de colheita com dupla agulha, permitindo o aumento do volume de sangue colhido; uma maior barreira térmica, que aumenta a termoestabilidade durante o transporte; e ainda uma nova bolsa secundária para um transporte das amostras mais seguro. Comparativamente ao kit anterior, continua a incluir um sistema de registo contínuo de temperaturas – Datalogger –, permitindo um permanente acompanhamento das temperaturas, e continua a ser um kit certificado pelo Infarmed e validado pela Acreditação FACT, aquela que é considerada a mais completa distinção que um laboratório de criopreservação de células estaminais pode obter a nível mundial, fazendo da BebéVida o único laboratório em Portugal e na União Europeia com este reconhecimento. Outra novidade do renovado kit é o facto de ser mais sustentável e amigo do ambiente, já que utiliza uma menor quantidade de papel e plástico.

Simultaneamente, o BebéVida READY é o mais recente serviço disponibilizado pelo laboratório português, que permite não só armazenar o maior número possível de células estaminais hematopoiéticas, através da metodologia automática AXP, como torna possível que, no tecido do cordão, as células Mesenquimais sejam isoladas e armazenadas em 4 vials (recipientes próprios), ficando imediatamente disponíveis para cultura celular e para adequação da quantidade à terapia a efetuar. Desta forma, a BebéVida efetua a quantificação das células mesenquimais por citometria de fluxo e faz a análise da viabilidade celular.

“Tanto o kit de recolha como o novo serviço BebéVida READY têm como objetivo melhorar a qualidade do serviço prestado pela BebéVida. O kit de recolha, por exemplo, desempenha um papel fundamental na qualidade das amostras. Como tal, implementámos uma série de melhorias que resultaram num kit renovado e ainda mais eficiente”, refere Luís Melo, administrador do laboratório.

Com 17 anos de experiência, a BebéVida tem como objetivo fazer sempre mais e melhor, procurando a excelência e o rigor técnico, de forma a prestar um serviço de qualidade superior na área da criopreservação.

Categories: Saúde