AGENDA

ALBUFEIRA | Comemorações do Dia do Município com Ana Moura, inaugurações e muito mais

Este ano, o feriado municipal de Albufeira vai ser assinalado com um programa de três dias, com iniciativas a decorrer nas quatro freguesias do concelho. No dia 19 de agosto, Ana Moura apresenta o seu mais recente trabalho, “Andorinhas”, a partir das 21h30, na antiga Fábrica da Faceal, em Paderne. No dia 20, para além do Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, há a destacar a Sessão Solene de Atribuição de Medalhas aos funcionários municipais, a apresentação do livro “Albufeira – Formação do turismo e futuro no após-Pandemia”, a inauguração de equipamentos e obras que contribuem para o desenvolvimento do concelho e o Espetáculo Pirotécnico Comemorativo do Dia do Município. O último dia, 21 de agosto, é totalmente dedicado ao Desporto com a 15ª Prova de Mar de Albufeira, na Praia dos Pescadores, a fechar o programa de comemorações.

O Município de Albufeira prepara-se para comemorar o seu feriado municipal, data que simboliza a entrega da Carta de Foral, em 1504, por D. Manuel I. Este ano, devido à pandemia, tal como aconteceu em 2020, o evento reveste-se de medidas especiais de segurança, de acordo com as indicações da DGS. Para que todos possam acompanhar este momento de grande simbolismo e importância para a população do concelho, o programa tem um formato adaptado à nova realidade que estamos a viver, com a transmissão de todas as iniciativas em livestreaming.

O programa das Comemorações começa no dia 19 de agosto, com o Concerto de Ana Moura, às 21h30, nas instalações da antiga Fábrica da Faceal, em Paderne. Na véspera do feriado municipal, a fadista vem a Albufeira apresentar o seu sétimo álbum intitulado “Andorinhas”, que descreve como símbolo de liberdade e de emancipação, de criatividade em estado puro, uma recusa das amarras do sucesso, uma declaração de vontade de futuro”. O videoclipe do tema foi gravado no Algarve com a artista a surgir vestida com um bioco algarvio, uma espécie de capote de uso popular que cobria as mulheres por inteiro. Os bilhetes custam 10 euros e estão à venda na FNAC e na Ticketline: https://ticketline.sapo.pt/evento/ana-moura-56756. O evento tem lotação máxima de 600 pessoas, número que dispensa a testagem do público, de acordo com as normas da DGS.

No dia 20 de agosto, o dia começa às 9h30, com o tradicional Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, com a presença dos membros do Executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e representantes das entidades militares, civis e religiosas. Como habitualmente, a cerimónia conta com o Toque do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e Guarda de Honra pelos Bombeiros Municipais de Albufeira e Fanfarra.

A Sessão Solene de Atribuição de Medalhas de Bons Serviços aos funcionários municipais com mais de 15, 25 e 35 anos de serviço, nos graus ouro, prata e bronze, respetivamente, um dos pontos altos do programa, está agendada para as 10h00, no Auditório Municipal de Albufeira.

Segue-se, às 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o lançamento do Livro “Albufeira – Formação do turismo e futuro no após-Pandemia”, de Sérgio Palma Brito, sénior Analyst de Turismo e Transporte aéreo, ex-Diretor Geral da Confederação do Turismo Português (2007-2009), entre outros cargos de relevo, com uma longa carreira profissional dedicada às causas do Turismo.

Nesta obra, o autor sistematiza memórias e documentos importantes ligados ao desenvolvimento do concelho e da região, que retratam como era Albufeira antes da abertura do aeroporto de Faro e no período do 25 de Abril às transformações dos anos 90, aborda, também, as questões que se prendem com a urbanização turística na faixa litoral dos anos 60 à atualidade, a transformação estrutural do mercado do turismo e uma perspetiva sobre o futuro de Albufeira no período pós-pandemia.

A parte da tarde fica reservada à inauguração de obras e equipamentos municipais que contribuem para melhorar a qualidade de vida no concelho. Às 12h15 realiza-se a inauguração de um Posto de Carregamento de Veículos Elétricos (PCVE), na Avenida 12 de Julho, em Ferreiras. Trata-se de um posto de carregamento de velocidade normal (PCN), com duas tomadas para carregamento de dois veículos em simultâneo, com 22 KW de potência cada. Este é o nono PCN instalado no concelho, a que se junta um posto de carregamento rápido (PCR), localizado na zona industrial de Vale Paraíso, este último com três tipos de fichas, o que permite o carregamento de todo o tipo de veículos elétricos. Refira-se que a instalação de PCVE é uma das várias medidas que fazem parte da política de mobilidade do Município que tem por objetivo promover a eficiência energética, a redução de emissões poluentes para a atmosfera e a respetiva descarbonização.

Segue-se às 12h45, a visita às obras de Requalificação do Campo Desportivo da EB1/JI e EB2,3 de Paderne.

O programa prossegue às 17h00 com a inauguração da Requalificação do Jardim de Montechoro, uma das zonas verdes mais emblemáticas da cidade, localizada na zona norte da Avenida Sá Carneiro. A intervenção, no valor de 300 mil euros, incidiu sobre o lago, agora dotado de efeitos de grande impacto visual, melhoramento das acessibilidades, plantação de novas espécies vegetais, substituição de pavimento, colocação de novo equipamento urbano e iluminação. A inauguração do Jardim de Montechoro vai, também, servir de palco à apresentação do livro comemorativo dos 30 anos do Motoclube de Albufeira, que, desta forma, se junta à celebração do feriado municipal.

Às 18h30, decorre a inauguração do “Jardim dos Sentidos”, na freguesia da Guia, uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de 2019, da autoria do munícipe Carlos Alberto Teodósio Rosa. Trata-se da criação de uma nova zona de lazer, destinada a pessoas de todas as idades. A obra, que envolveu um investimento de 266 mil euros, está implantada numa área de 4570 metros quadrados, na envolvente nascente e norte da Escola EB1,2,3 da Guia. O novo espaço inclui mesas de jogos, espaço geriátrico, parques infantis com equipamentos musicais e sensoriais, escorregas e áreas inclusivas, bem como um trilho de aventura. No âmbito do projeto foi recuperada a linha de água existente, instalado um canteiro de plantas aromáticas e criadas áreas de estadia informais com mobiliário associado, anfiteatro em relva e percursos de circulação interna. Com vegetação adaptada ao clima da região, possui uma “fonte seca” com um conjunto de repuxos dinâmicos inseridos no pavimento. A tudo isto se juntam jogos de água, um conjunto de equipamentos lúdicos e interativos, sensivelmente entre o anfiteatro relvado e a linha de água, que incluem jatos de pavimento com sensor, canhões de água e arcos pulverizantes.

O programa do dia 20 encerra com “chave de ouro” com o Espetáculo Pirotécnico Comemorativo do Dia do Município, que tem início às 23h00, com oito pontos de lançamento que cobrem todo o território concelhio e que permitem assistir ao evento em condições de segurança e com toda a tranquilidade. Trata-se de um espetáculo imersivo, inédito e que tem por objetivo transmitir uma mensagem de esperança no futuro e de afirmação de Albufeira enquanto “Destino de Emoções”. A banda sonora original do espetáculo vai ser transmitida em direto pela rádio Kiss FM.

O último dia das comemorações, sábado, dia 21 de agosto, é totalmente dedicado ao Desporto. Às 10h00, a Praia dos Pescadores acolhe a 15ª Prova de Mar de Albufeira, iniciativa integrada no âmbito do XIV Circuito Nacional de Águas Abertas da Federação Portuguesa de Natação. Trata-se de uma organização do Futebol Clube de Ferreiras com o apoio do Município de Albufeira, Federação Portuguesa de Natação, Associação de Natação do Algarve e Junta de Freguesia de Ferreiras.

Categories: AGENDA, Albufeira