AGENDA

Desenvolvimento Sustentável Precisa-se! Exposição interativa inaugura em Faro

A exposição de sensibilização ambiental “Desenvolvimento Sustentável Precisa-se!”, concebida pelo Município de São Brás de Alportel e cofinanciada pelo Fundo Ambiental, será inaugurada no dia 11 de outubro (segunda-feira), pelas 10 horas, na sala de exposições da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve.

A inauguração conta com as participações dos presidentes da CCDR Algarve, José Apolinário, e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, e de Paula Vaz, da Agência Portuguesa do Ambiente – ARH Algarve, por parte da organização da Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado para o Ambiente (SEIVA), e de representantes do Europe Direct Algarve, da Quinta do Peral e da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM).

Integrando o programa da SEIVA e a Semana Europeia das Regiões e Cidades, esta exposição foi desenvolvida a partir de recursos facilitados pela Organização das Nações Unidas e da União Europeia, e debruça-se sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’2030), nomeadamente os da área do ambiente, contribuindo para o cumprimento do ODS17 – Parcerias para o desenvolvimento no âmbito da rede regional de Voluntariado Ambiental para a Água.

A Exposição está também disponível, para uma visita digital, no Youtube do Município de São Brás de Alportel, neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=OIIVobJ3m00

A exposição, de visita gratuita, estará disponível ao público até dia 5 de novembro, nos dias úteis, das 10h00 às 17h00. É possível o agendamento de visitas acompanhadas, para grupos, escolares ou não, dinamizadas pelas equipas do Europe Direct Algarve e Quinta do Peral. Para marcação de visitas e outras informações contactar: europedirect@ccdr-alg.pt.

Os ODS, a União Europeia e o Algarve

O desenvolvimento sustentável está na essência do projeto europeu, com os vários Tratados da UE a reconhecerem a importância de abordar conjuntamente as dimensões económica, social e ambiental, preconizando-se um modelo de desenvolvimento que satisfaça as necessidades presentes, sem comprometer as das gerações futuras.

A resposta da UE à implementação interna da Agenda 2030 inclui duas vertentes de trabalho. A primeira consiste em integrar plenamente os objetivos de desenvolvimento nas prioridades da Comissão no quadro das políticas europeias, tendo a Comissão emitido, em 22 de novembro de 2016, a Comunicação «Próximas etapas para um futuro europeu sustentável».

Aprovada na Cimeira da Organização das Nações Unidas a 25 de setembro de 2015, a resolução Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, entrou em vigor em 2016, constituindo uma das bases fundamentais da elaboração da Estratégia Algarve 2030 e do trabalho desenvolvido pela CCDR na Região do Algarve.

Constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a alcançar até 2030 por todos os 193 países, está ancorada numa bateria com mais de 200 indicadores que permitem monitorizar o respetivo progresso e sustentar os relatórios anuais, sendo possível seguir essa monitorização a nível nacional, europeu e internacional.

Mais informação sobre esta matéria AQUI: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | Agência para o Desenvolvimento e Coesão (adcoesao.pt))

Semana Europeia das Regiões e Cidades

A Semana Europeia das Regiões e Cidades é o maior evento anual com sede em Bruxelas dedicado à política de coesão. Cresceu para se tornar uma plataforma única de comunicação e de trabalho em rede, reunindo regiões e cidades de toda a Europa, incluindo políticos, administradores, peritos e académicos. Ao longo dos últimos 18 anos, tem feito muito para promover a aprendizagem política e o intercâmbio de boas práticas.

Sob o título “Juntos pela recuperação”, o programa de 2021, centra-se no apoio aos cidadãos europeus e às suas comunidades locais, no sentido de proporcionar a reflexão, o debate, a troca de boas práticas e ideias, sobre quatro temas principais: Coesão, Transição verde, Transição digital e Envolvimento dos cidadãos.

A este respeito, a nova política de coesão e a nova geração de programas da UE para 2021-2027, bem como os instrumentos financeiros da UE para enfrentar a crise da COVID-19, estarão no centro das atenções no evento de 2021. A #EURegionsWeek servirá também como plataforma para promover o debate em curso sobre a democracia e o envolvimento dos cidadãos sobre o futuro da Europa.

Europe Direct Algarve 21-25

A nova geração da rede Europe Direct – uma das principais ferramentas da Comissão Europeia de contacto com o público a nível local e regional –, entrou em funções no dia 1 de maio. Com mais de 400 centros em toda a União Europeia, a rede conta com 15 unidades em Portugal. No Algarve, a CCDR acolhe este serviço há 25 anos, desde o primeiro Info Point. Porque uma União Europeia forte será sempre feita por regiões fortes e cidadãos bem informados.

Categories: AGENDA, Faro