AGENDA

Aurora Negra no Centro Cultural de Lagos | 20 de novembro

20 de novembro | 21h30

Local: Centro Cultural de Lagos – Auditório Duval Pestana
Org.: C4M4
Class. Etária: M12
Bilhete: 5 € (preço único)

O espetáculo vencedor da segunda edição da Bolsa Amélia Rey Colaço nasce da constatação da invisibilidade a que os corpos negros estão sujeitos nas artes performativas. A estes corpos é negado constantemente o acesso à construção das suas narrativas, quer seja pela sua ausência nas criações da maioria vigente ou pela sua presença que quando existente é muitas vezes justificada e remetida a estereótipos e preconceitos.

Em Aurora Negra, o canto começa na voz de uma mulher que fala. Fala crioulo. Fala tchokwe. Fala português. Em cena, três corpos, três mulheres na condição de estrangeiras onde são faladas essas três línguas. Em cada mulher uma essência, personalidade e trajetória que se cruzam com a certeza de que nada voltará a ser igual. Nesta Aurora Negra, buscam as raízes mais profundas e originais dessas culturas celebrando o seu legado e projetando um caminho onde se afirmam como protagonistas das suas histórias.

O canto começa na voz de uma mulher que fala. Fala crioulo. Fala tchokwe. Fala português. Em cena, três corpos, três mulheres na condição de estrangeiras onde são faladas essas três línguas. Em cada mulher uma essência, personalidade e trajetória que se cruzam com a certeza de que nada voltará a ser igual. Nesta Aurora Negra, buscamos as raízes mais profundas e originais dessas culturas celebrando o seu legado e projetando um caminho onde nos afirmamos como protagonistas das nossas histórias.

FICHA TÉCNICA:

Autoria: Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema
Interpretação: Cleo Diára, Carla Gomes e Nádia Yracema
Cenografia: Tony Cassanelli
Figurinos: José Capela
Confeção de figurinos: Maria dos Prazeres e Marina Tabuado
Direção técnica, desenho de luz e mapeamento de vídeo: Felipe Drehmer
Composição original e sonoplastia: Carolina Varela e Yaw Tembe
Adereços e styling: Eloisa D’ Ascensão e Jorge Carvalhal
Apoio à dramaturgia: Sara Graça e Teresa Coutinho
Apoio ao movimento: Bruno Huca
Apoio à pesquisa: Melánie Petremont
Apoio à criação: Bruno Huca e Inês Vaz
Produção: Cama A.C
Direção de produção: Maria Tsukamoto
Assistência de produção: Filipa Garcez
Coprodução: Teatro Nacional D. Maria II, Centro Cultural Vila Flor, O Espaço do Tempo e Teatro Viriato
Apoios: Alkantara e Casa Independente

Estacionamento gratuito – O Centro Cultural de Lagos oferece estacionamento gratuito no Parque de Estacionamento da Frente Ribeirinha – Avenida dos Descobrimentos.Para obtenção do referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, o bilhete do espetáculo a que assistiu no CCL (a oferta diz apenas respeito a uma hora antes até uma hora depois de cada espetáculo).

Categories: AGENDA, Lagos