Declaração de Mídia
2.677 quilómetros quadrados protegidos ao redor das ilhas Selvagens

Hoje, o governo de Portugal expandiu uma área marinha protegida ao redor das Ilhas Selvagens, criando a maior reserva marinha totalmente protegida da Europa, com 2.677 quilómetros quadrados. As ilhas Selvagens são um pequeno arquipélago no Atlântico Norte localizado no meio do caminho entre a Madeira e as Ilhas Canárias.
A National Geographic Pristine Seas estudou as Ilhas Selvagens em setembro de 2015 em parceria com o Oceano Azul e a Fundação Waitt.
Durante a sua expedição, a equipa realizou o que estava entre os primeiros levantamentos subaquáticos do ecossistema – desde os rasos até as profundezas – e filmou a biodiversidade ao redor das ilhas. Utilizando equipamentos de alta tecnologia, incluindo câmaras pelágicas de águas médias e câmaras de queda, a equipa foi capaz de avaliar comunidades pelágicas e habitats em alto mar, além da flora e fauna rasas observadas durante os mergulhos. A partir de suas observações sobre o ecossistema, descobriram que as águas abertas ao redor das ilhas eram um ponto de passagem vital para a migração de peixes e mamíferos no Atlântico, enquanto as águas próximas à costa forneciam importantes habitats de berçário.
“Sabemos que é fundamental proteger os corredores migratórios de que a vida marinha depende. Esta reserva marinha recém-estabelecida garantirá que a impressionante biodiversidade subaquática do arquipélago das selvagens seja protegida e continue a prosperar”, disse Paul Rose, líder da Expedição Nacional dos Mares Intocados.
Com a criação da reserva marinha das ilhas Selvagens, a Pristine Seas apoiou a criação de 25 reservas marinhas em todo o
mundo. Atualmente, menos de 8% do oceano está atualmente protegido, o projeto visa trabalhar com comunidades locais, governos e parceiros para proteger pelo menos 30% do oceano até 2030, aumentando consideravelmente a conservação dos oceanos para mitigar as mudanças climáticas e garantir um planeta mais saudável para todos.
Sobre a National Geographic Pristine Seas
National Geographic Pristine Seas é um projeto de exploração, pesquisa e mídia fundado e liderado pela National Geographic Explorer em Residence Enric Sala.
A equipa da Pristine Seas é composta por cientistas determinados, especialistas em políticas e cineastas que trabalham para inspirar a criação de áreas protegidas onde a vida marinha pode prosperar – ao mesmo tempo em que garante uma gestão eficaz para os anos seguintes. Mares Intocados ajudou a inspirar a criação de 24 reservas marinhas, uma área que totaliza mais de 6,5 milhões de quilómetros quadrados. Saiba mais em nationalgeographic.org/pristineseas.
SOBRE A NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY
A National Geographic Society é uma organização global sem fins lucrativos que usa o poder da ciência, exploração, educação e conto de histórias para iluminar e proteger a maravilha do nosso mundo. Desde 1888, a National Geographic ultrapassou os limites da exploração, investindo em pessoas ousadas e ideias transformadoras, fornecendo mais de 15.000 bolsas para trabalho em todos os sete continentes, atingindo 3 milhões de estudantes em cada ano através de ofertas educacionais e engajando audiências em todo o mundo através de experiências, histórias e conteúdos. Para saber mais, visite www.nationalgeographic.org ou siga-nos no Instagram, Twitter e Facebook.
Categorias:Nacional




