Quarteira

QUARTEIRA | Novembro no Lar da Sagrada Família

CELEBRAÇÃO DO SÃO MARTINHO – 11 DE NOVEMBRO DE 2021

ARTES DA JOANA – 16 DE NOVEMBRO DE 2021

DIA NACIONAL DO PIJAMA – 20 DE NOVEMBRO DE 2021

«Então, exaltei eu a alegria, porquanto o homem nenhuma coisa melhor tem debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se» (Eclesiastes, 8:15)

O mês de novembro no Lar da Sagrada Família foi recheado de festividades, que muito animaram todos os que delas beneficiaram – os nossos utentes.

Para além das atividades habituais, decorrentes do dia-a-dia dos nossos idosos, destacam-se três momentos diferentes celebrados em novembro.

A primeira celebração foi o São Martinho, no dia 11. Dita a lenda que, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano chamado Martinho, seguia a cavalo, quando se deparou com um mendigo cheio de fome e frio. O soldado, muito generoso, tirou a capa que trazia vestida e, com a espada, cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade. Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente e como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias. Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, surgem esses dias de calor, a que se passou a chamar “verão de S. Martinho”.

Nessa tarde, ao som das mais animadas músicas, relembrou-se a lenda de São Martinho, enquanto se degustou castanhas assadas, entregues nos cartuchos típicos (elaborados pelos idosos). Muito se agradece à Junta de Freguesia de Quarteira pela generosa oferta.

No dia 16, a tarde foi dedicada às artes. Com a presença de Joana Nunes, uma artista a realizar trabalhos artesanais em Biscuit e Eva, os nossos idosos aprenderam um pouco sobre estas técnicas e tiveram oportunidade de ver trabalhar ao vivo estes materiais. Biscuit, ou porcelana fria, é uma massa de modelar que seca em contato com o ar, por ação da evaporação de humidade que a mesma contém. Aceita vários tipos de tingimento e pintura e é muito versátil. Consegue-se criar diferentes peças personalizáveis, como frascos decorados, canetas personalizadas, topos de bolo, pequenas lembranças, porta lápis, íman, porta-chaves, presépios e muito mais. Muito se agradece a disponibilidade, amabilidade e simpatia da Joana pela magnífica tarde. Importa salientar que a atividade decorreu no estrito cumprimento das medidas de segurança e saúde em vigor, por força da pandemia de Covid-19.

A 20 de novembro celebrou-se mais um Dia Nacional do Pijama, enquadrado na Missão Pijama, iniciativa da responsabilidade da Mundos de Vida.  Tem como finalidade sensibilizar o país para o “direito de uma criança crescer numa família”, numa ótica de apelo à promoção do acolhimento familiar, em detrimento da institucionalização. A dança-canção escolhida para acompanhar o Dia do Pijama deste ano intitula-se “Acreditar”, e é interpretada por Soraia Ramos, a madrinha musical. O padrinho artístico foi Cifrão, que a coreografou.

Acompanhados da dança-canção, os nossos idosos participaram numa coreografia ensaiada pela equipa de animação, juntamente com os restantes funcionários, registada em vídeo, para sempre relembrar esta causa tão nobre. Após o lanche foi lido um texto explicativo acerca desta iniciativa e da sua importância.

Continuemos pois a celebrar, num dezembro recheado de luz, cor e afetos.

Texto: Ana F. Pinheiro

Fotografia: Vanessa Graça

Categorias:Quarteira