14 DE NOVEMBRO DE 2021
«Levem-na a todo o mundo como um sinal do amor do Senhor Jesus» (João Paulo II)

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), originalmente em italiano, conhecida por Giornata mondiale della gioventù (GMG) é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 20 de dezembro de 1985.
Junta milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Tem duração de cerca de uma semana e o seu objetivo é promover eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens, que se reunem para celebrar e aprender sobre a fé católica, conhecer melhor a doutrina católica e construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade.
A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.
A Cruz, também conhecida como Cruz Peregrina ou Cruz dos Jovens, tem 3,8 metros de altura e foi construída a propósito do Ano Santo, em 1983. Foi depois confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, dizendo “Levem-na a todo o mundo como um sinal do amor do Senhor Jesus “. Desde aí, a Cruz iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Tem sido encarada como um verdadeiro sinal de fé.
Desde o ano 2000 que a Cruz é acompanhada do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi foi também introduzido pelo Papa João Paulo II, simbolizando a presença de Maria junto dos jovens. Tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura.
Nos meses anteriores a cada JMJ, estes dois símbolos saem em peregrinação, anunciando o Evangelho e acompanhando os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem. Entre novembro de 2021 e julho de 2023, os símbolos da JMJ vão peregrinar pelas 21 Dioceses de Portugal, anunciando assim o maior encontro de jovens do mundo que está agendado para o verão de 2023, em Lisboa.

Na Paróquia de Quarteira, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora marcaram presença no dia 14 de novembro de 2021, onde estiveram expostos para adoração na Igreja de São Pedro do Mar.
No estrito cumprimento pelas medidas de segurança e saúde, em vigor por motivo da pandemia Covid-19, na tarde desse domingo, vários utentes do Lar da Sagrada Família do Centro Paroquial de Quarteira rumaram à Igreja, onde lhes foi dada a oportunidade de dedicar um momento de oração reservado, que muito agradou a todos.
A próxima Jornada Mundial da Juventude está agendada para 01 a 06 de agosto, em Lisboa.
Texto: Ana F. Pinheiro
Fotografia: Vanessa Graça
Categorias:Quarteira






