Alentejo

Fundación Tres Culturas promove concerto de Natal com o quarteto de cordas Almaclara-Inés Rosales

Um novo encontro INTREPIDA no qual foi notado uma presença ativa de mulheres na música clássica

A Fundación Tres Culturas del Mediterráneo realizou ontem quarta-feira, dia 15 de dezembro, um concerto de Natal com o quarteto de cordas Almaclara-Inés Rosales, grupo totalmente feminino que ofereceu um recital especialmente dedicado ao Natal, destacando peças do Concerto da Noite de Natal de Corelli, alguns fragmentos do Messias de Handel, junto com lieders, românticos referentes à época Natalícia, entre outros.

Este concerto, contou com a presença de mais de 200 pessoas no emblemático pátio central do pavilhão Hassan II e foi organizado no âmbito do projeto europeu INTREPIDA plus, Concha de Santa Ana, diretora de Três Culturas, foi a encarregada de dar as boas-vindas a este encontro com música depois da inauguração do presépio que este ano se instalou na sede da Fundação, graças à colaboração altruísta do seu autor, Antonio Massoni.

Este encontro INTREPIDA permitiu divulgar um projeto musical único em toda a Andaluzia. Trata-se da Orquestra de Câmara Almaclara-Inés Rosales, formada por 15 instrumentistas de cordas, todas mulheres e cujo nome próprio presta homenagem a duas mulheres fortemente ligadas à música: a compositora e editora musical Alma Mahler e a pianista Clara Schumann.

Desde a sua fundação em 2008 a orquestra Almaclara-Inés Rosales tem como principal objetivo divulgar a música a todos os níveis, incluindo um interessante programa pedagógico com o objetivo de atingir o maior número de ouvintes, divulgando a música clássica e dando-lhe um ar renovado através de programas originais e envolventes, adequados a todos os públicos.  

Este concerto reuniu quatro dos seus membros num quarteto de cordas: Inés Montero (violino I), Irene Fernández (violino II), Aglaya González (viola) e Beatriz González Calderón (violoncelo), sendo esta última a fundadora e atual diretora da orquestra.

A Fundação Tres Culturas del Mediterráneo é a principal beneficiária do projeto INTREPIDA plus, juntamente com os seguintes parceiros de Espanha e Portugal: Diputación de Huelva, Mancomunidad de Desarrollo Condado de Huelva, Núcleo de Empresários da Região de Portalegre (NERPOR), Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) e do Município de Faro. O projeto INTREPIDA plus conta com o financiamento europeu do programa INTERREG VA (POCTEP) Espanha-Portugal.

Mais informações sobre o projeto INTREPIDA em  www.tresculturas.org/intrepida 

Categorias:Alentejo, Algarve, Andaluzia