Saúde

Infocancro apresenta novas secções e continua aposta na literacia em saúde 

Plataforma é atualizada para oferecer à sociedade informação rigorosa sobre doenças oncológicas

Mais de 150 mil pessoas visitaram o site Infocancro no último ano, uma média acima das 400 visitas diárias. Para continuar o trabalho de comunicação simples e rigorosa sobre doenças oncológicas, a plataforma tem a partir de agora novas secções, ajudando mais doentes, famílias e cuidadores a obter melhor informação.

Validado cientificamente, o conteúdo do Infocancro apresenta-se como mais uma ferramenta no combate à baixa literacia em saúde. E é um site para todos: doentes, profissionais de saúde, representantes de associações de doentes, sociedades científicas e população em geral.

Entre as novidades do Infocancro contam-se conteúdos relativos ao carcinoma hepatocelular ou cancro do fígado, um tipo de cancro que até aqui não estava contemplado no site.

Destaque também para novas informações úteis sobre como comunicar às crianças um caso de cancro na família ou sobre o sofrimento emocional dos doentes e o papel dos psicólogos durante o processo de doença oncológica.

Promovido pela Roche como um elemento agregador de informação pública, o Infocancro apresenta agora estes e outros novos conteúdos lançados na semana em que se assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro. Porque a informação é uma arma poderosa, que pode contribuir para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com cancro.

O Diretor Médico da Roche, Ricardo Encarnação, assume que contribuir para o aumento da literacia em Saúde é um dos desígnios da companhia: “Dar informação de qualidade que possa ser compreendida por todos é também uma forma de não deixar ninguém para trás, de eliminar barreiras. A baixa literacia é um desafio global e todos devemos fazer a nossa parte para contornar este problema. As pessoas com baixa literacia em saúde têm enormes dificuldades em usar e compreender a informação em saúde, em orientarem-se no sistema e tendem a gerir pior a sua saúde. Uma das muitas lições que a pandemia de Covid-19 nos deixa é que a saúde nunca é apenas uma questão individual”.

Além das novas áreas, o Infocancro mantém dados sobre as causas do cancro, sintomas ou tratamentos, bem como espaço para esclarecimento de dúvidas comuns. Contém informação para quem enfrenta o diagnóstico e as novidades científicas e avanços que abrem caminho a novas possibilidades de tratamento.

Com 15 anos de existência, o Infocancro tem sido um espaço informativo em constante atualização e, há um ano, passou por um extenso trabalho de produção e atualização de conteúdos, a par de uma atualização de imagem.

O objetivo mantém-se sempre: que os portugueses possam consultar, num único lugar, informação rigorosa sobre doenças oncológicas.

Saiba mais em: Infocancro

Categorias:Saúde