Desporto

VILAMOURA | 48.º Torneio de Vela do Carnaval atraiu centenas de velejadores

O carismático torneio algarvio, organizado pelo CIMAV, reuniu velejadores de vários países europeus

O Torneio Internacional de Vela do Carnaval, que decorreu em Vilamoura entre os dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2022, é já um clássico na vela ligeira.

Organizado pelo CIMAV (Clube Internacional da Marina de Vilamoura) é a maior prova do género em Portugal e atrai atletas nacionais e de vários países europeus.

Com a competição dividida por três campos de regatas, as centenas de velejadores que participaram no 48º Torneio Internacional do Carnaval, competiram nas classes Optimist (iniciados, infantis e juvenis), ILCA (4, 6 e 7), 420, Snipe e Dart 18.

No primeiro dia de competição, a ausência de vento não permitiu a realização de regatas, mas no domingo (2º dia), as condições possibilitaram que se realizassem as regatas previstas nas várias classes.

A segunda-feira, último dia de competição, com o vento a soprar do quadrante Este, entre os 12 e os 14 nós, revelou-se um dia excecional para a prática da vela.

Em Optimist (juvenis) o domínio foi espanhol, com os velejadores do país vizinhos nos 10 primeiros lugares e Sergio Mancera a vencer. Nos infantis, a vitória foi portuguesa, com o primeiro lugar de Lourenço Teixeira. Nos iniciados saiu vitoriosa a portuguesa Maria Frazão.

Em ILCA 4 os belgas ocuparam os três lugares do pódio, com Hannelien Borghijs a vencer. Em ILCA 6 a vitória ficou em casa, com o primeiro lugar de João Pontes. Sebastian Keeping venceu em ILCA 7, igualmente por Portugal.

Em 420 a vitória foi espanhola com a dupla Sebastian Beckmann e Miguel Carbo a levarem a melhor ao resto da frota.

Na classe Snipe, Portugal venceu com a dupla Henrique Brites e Francisco Maia. Em Dart 18 os atletas nacionais voltaram a dar nas vistas, com a vitória de Nuno Rocha e Marta Girão.

Para Isolete Correia, presidente do CIMAV, “é um orgulho estar de novo a organizar este torneio e com tantos participantes. O CIMAV é importantíssimo para a região e para a atividade náutica. Este clube nasceu praticamente em simultâneo com a Marina de Vilamoura. Esperamos que o clube continue a crescer com o deporto escolar que iniciámos o ano passado”.

Os campos de regatas, montados muito perto da costa, permitiram a quem aproveita o sol algarvio por esta altura, disfrutar do espetáculo que se viveu na água.

O Torneio Internacional de Vela do Carnaval é não só um atrativo para os atletas como um espetáculo ao ar livre, aproveitado pelos turistas que já procuram o destino Algarve.

0 48ª Torneio Internacional de Vela do Carnaval contou com os patrocínios da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Inframoura, Vilamoura World, Marina de Vilamoura, Turismo do Algarve, Federação Portuguesa de Vela, ARVSul, Dom Pedro Hotels (hotel Oficial da Prova), Companhia Náutica, Prow e Vilamoura Sailing.

Desde 1997 que esta prova faz parte do Calendário Internacional da World Sailing, Federação Internacional de Vela.

A organização do Torneio é da responsabilidade do CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura, desde a sua fundação em 1975 e realiza-se todos os anos durante o carnaval, ocupando os três dias correspondentes a sábado, domingo e segunda-feira.

Confira todos os resultados no site oficial do evento AQUI.

Categorias:Desporto, Quarteira