AGENDA

Albufeira oferece um ano de incubação gratuita à startup vencedora do “Tourism Explorers”

Empenhado em promover o empreendedorismo em Albufeira, o Município vai firmar um protocolo com a Fábrica de Startups e Turismo de Portugal, responsável pelo programa “Tourism Explorers”. No âmbito deste protocolo, Albufeira vai oferecer um ano de incubação gratuita na Startup de Albufeira ao projeto vencedor da quinta edição da Tourism Explorers, sendo que o projeto será desenvolvido no concelho.

Startup albufeira Imagem do 1º bootcamp

O Município de Albufeira vai oferecer um ano de incubação gratuita na Startup de Albufeira ao projeto vencedor da quinta edição da Tourism Explorers, sendo que o projeto será desenvolvido no concelho. Esta parceria entre Município e a organizadora do Tourism Explorers, a Fábrica de Startups, é firmada em protocolo e visa promover o empreendedorismo no Município.

Albufeira é um dos Municípios presentes, através das suas startups, na quinta edição do Tourism Explorers, programa de criação e aceleração de startups do setor do turismo, organizado pela Fábrica de Startups e pelo Turismo de Portugal. O programa tem como objetivo apoiar startups no desenvolvimento de negócios no sector do turismo com base em “ideias inovadoras e disruptivas”.

O programa tem duas fases: a fase de ideação, que já decorreu ao longo de fevereiro, com ações em cinco pontos do país (Caldas da Rainha, Coimbra, Faro, Lisboa e Porto) visando transformar ideias em negócios, partindo de um desafio específico do setor do Turismo. Envolveu três dias de bootcamps e as melhores equipas foram selecionadas para a fase de Aceleração, onde cada projeto terá a oportunidade de validar o seu modelo de negócio de forma a validar o seu valor no mercado. Esta fase está a decorrer ao longo deste mês de março. Vão ser seis dias de bootcamps com acesso a sessões de mentoria com especialistas do turismo e workshops, que irão ajudar a definir a melhor estratégia para o negócio e adaptá-lo ao mercado do turismo. A melhor equipa de cada cidade irá à Grande Final Nacional, a 30 de março.

Os finalistas serão depois avaliados por um júri de especialistas da área do turismo e investidores, que decidirão o vencedor da edição do Tourism Explorers 2022. Ao longo das quatro edições, o Tourism Explorers contou já com 2549 candidaturas, 1820 participantes e 449 startups. Segundo a Fábrica de Startups, das startups que participaram no Tourism Explorers 60% estão ativas, 23% tiveram investimento e 13% internacionalizaram os seus produtos/serviços.

Categorias:AGENDA, Empresas, Turismo