Algarve

Exposição sobre plano de adaptação às alterações climáticas do Algarve visitada por alunos do secundário

Duas turmas do Agrupamento de Escolas João de Deus de Faro, realizaram uma visita de estudo à exposição “Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas” (PIAAC), promovida pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), e atualmente patente na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve.

Durante o evento presencial, os alunos tiveram oportunidade de conhecer mais sobre o que está a ser feito em termos de prevenção e mitigação dos efeitos das alterações climáticas na Região, sendo as apresentações dos diversos painéis efetuadas por representantes da CCDR Algarve, AMAL e Águas do Algarve.

A sessão visou promover os valores de mudança de atitudes e comportamentos face ao ambiente e alertar para as alterações climáticas que são, cada vez mais, uma preocupação a nível mundial, com as emissões de gases causadores do efeito de estufa, maioritariamente devido à ação humana, a serem responsáveis por alterações profundas na atmosfera e modificação de padrões climáticos.

Desenvolvido com cofinanciamento de fundos europeus, através do PO SEUR, o PIACC – AMAL identifica as opções estratégicas e as medidas de adaptação necessárias para aumentar a resiliência do território e populações e reduzir a vulnerabilidade do Algarve a situações como o avanço do mar e situações de calor extremo, entre outras.

Esta exposição continua patente até 22 de março e tem acesso gratuito. Ainda é possível a professores de todos os estabelecimentos de ensino escolar dos 16 concelhos do Algarve e a outros grupos fazerem marcações de visitas guiadas.

Categorias:Algarve, Faro