Faro

FARO | Município lamenta falecimento de José Matos Junça

Ex-vereador da Câmara Municipal de Faro por dois mandatos, entre 1986 e 1993, destacou-se pela liderança do Instituto D. Francisco Gomes (antiga Casa dos Rapazes) durante vários anos e pela sua faceta cívica e associativa ligada à área social, política e desportiva

O Município de Faro vem por este meio expressar o mais profundo pesar pelo falecimento de José Matos Junça, reconhecida figura da cidade que desempenhou, por duas vezes (entre 1986 e 1993) o cargo de vereador na Câmara Municipal de Faro.

Engenheiro de formação, José Caeiro de Matos Junça, 90 anos, destacou-se durante toda a sua vida pela sua ação política, cívica, humanismo e solidariedade, tendo marcado várias gerações de crianças e jovens que se encontravam numa situação de fragilidade e passaram pelo Instituto D. Francisco Gomes (antiga Casa dos Rapazes), instituição que liderou ao longo de vários anos.

Além de se ter distinguido na atividade política, tendo exercido vários cargos a nível regional no PPD/ PSD (partido pelo qual foi vereador num primeiro mandato), o engenheiro Matos Junça, como era conhecido, teve ainda um destacado papel associativo também na área desportiva. Foi dirigente da Associação de Futebol de Faro, como então se denominava a atual Associação de Futebol do Algarve, bem como dirigente do Sporting Clube Farense.

Por todo o seu percurso profissional e cívico, o Município de Faro agraciou-o, no âmbito do Dia da Cidade, em 2001, com a medalha de mérito – grau ouro, pelos relevantes serviços prestados a Faro e aos farenses.

Aos seus familiares e amigos, o Município de Faro apresenta as suas mais sentidas condolências.

Categorias:Faro