Alentejo

Fundação Tres Culturas mostra a Moda Portuguesa através do projeto INTREPIDA plus

As jovens desenhadoras portuguesas Maria Carlos e Inês Manuel na XVII Semana da Moda de Andaluzia. CODE 41

Encontro INTREPIDA com a moda na sede da Fundação Tres Culturas del Mediterráneo em Sevilha, Espanha, localizada no extraordinário pavilhão de Marrocos da Expo’92, um dos cenários da XVII Semana da Moda de Andaluzia. CODE 41.

A Fundação Tres Culturas é a coordenadora do projeto europeu INTREPIDA plus, dirigido especialmente à internacionalização de empresárias da Eurorregião Alentejo Algarve Andaluzia. Dentro do quadro deste projeto foram convidadas uma seleção de desenhadoras residentes em Espanha e Portugal para apresentar as últimas coleções neste encontro anual com a moda mais contemporânea.

Desde Portugal destaca a primeira coleção criada conjuntamente pelas irmãs Maria Carlos x Inês Manuel com uma proposta chegada recentemente da Portugal Fashion 2022 sob o título de power you into submission. As criações destacaram pela inovação nos materiais como a utilização do cabedal sem tratar para criar fantásticos volumes assimétricos, assim como o trabalho realizado com pelo natural para confecionar casacos e grandes estolas de um preto intenso. Uma combinação de texturas apaixonante, mostrando a versatilidade do tule com outras fibras mais compactas assim como o movimento na seda. Uma justaposição de materiais que sem dúvida é um estímulo para os sentidos do observador. Na palete de tons, uma gama de cinzentos até chegar ao preto mais intenso acompanhado de siena e ocre castanhos realçados por una proposta de bijutaria de autor em tom dourado da firma Lage Studio com sede em Londres e Lisboa. O resultado foi um impactante conjunto de desenhos que junta moda e arte contemporânea. Quanto ao calçado contaram com a colaboração da firma portuguesa Camport, que combina qualidade e conforto, tradição e vanguarda. Da mesma maneira que o calçado, a produção da coleção, assim como a origem de todos os materiais é 100% made in Portugal. O projeto INTREPIDA plus permitiu a presença pela primeira vez em Espanha destas desenhadoras que já estiveram na Semana da Moda de Paris após se terem formado em moda em Lisboa.

A representação de Espanha foi por conta das irmãs Sandra e Araceli Ramos criadoras da firma Strena que desde Bonares, em Huelva, Andaluzia, mostram uma particular forma de entender o prêt-à-porter feminino que desde há algum tempo seduz não só às espanholas mas também mulheres de outros países como Itália, França, Grécia, Portugal, Alemanha e Reino Unido. Nesta ocasião apresentaram a coleção On the way onde predominam as telas vaporosas de agradável tato com cortes que realçam sem dúvida o corpo da mulher dando conforto e versatilidade, oferecendo uma moda para diferentes ocasiões da dia e da noite, que celebra a vida em todos os seus momentos, evocando a natureza com distintas tonalidades de verde, rosados e malvas. Lindos complementos como chapéus de ráfia, lenços leves e sandálias rasas sugestivas. As propostas caracterizam-se pela versatilidade de desenhos em duas peças, fatos, macacões e vestidos que destacam o gosto pelo trabalho bem feito. Acabamentos fabulosos e peças muito favorecedoras que tornam difícil a escolha de uma peça ou outra perante uma proposta tão variada e igualmente de qualidade feitas em Espanha. A coleção On the way em palavras das próprias desenhadoras é o caminho para o reencontro com lindos momentos que nos vai trazer esta primavera. Trata-se de uma coleção luminosa, colorida e cálida, que pretende contribuir para o renascer da esperança e da confiança de tudo de bom que está para vir.

Este encontro INTREPIDA com a moda finalizou com a fascinante coleção da desenhadora marroquina residente em Valência, Nadia Zein intitulada Alyom. Trata-se de uma coleção de prêt-à-porter que reinterpreta a fusão de culturas, como faz habitualmente esta desenhadora, deixando presente as raízes árabes e a influência europeia, apostando por peças cheias de estilo, com um ar fresco e uma ampla gama cromática, destacando especialmente cores que transmitem otimismo e beleza como o laranja e suaves malvas. Entre as peças que apresentou destacam as calças largas de sedas vaporosas acompanhadas de tops que refletem a luz, blusas com laçadas largas no pescoço realmente femininas e vestidos color block destacando o fúcsia ou o púrpura. Com esta coleção, ready to wear, o universo Nadia Zein traz cor e fantasia para o armário, convidando todas as mulheres para desfrutar daquilo que fazem, sentindo-se bem com elas próprias, atrativas e dinâmicas. A linha Alyom está formada por peças versáteis para o dia-a-dia, muito atuais e com pormenores de inspiração árabe como os característicos turbantes e toucados que compõe a desenhadora manualmente um por um para cada desfile. Para a Fundação Tres Culturas a presença de Marrocos põe em destaque a estreita vinculação com este país vizinho com o que trabalha assiduamente desde que foi fundada.

Este encontro INTREPIDA com a moda impressionou gratamente todos os assistentes pela sua variedade, pluralidade, qualidade nos acabamentos e profissionalismo das desenhadoras convidadas, entre muitas outras coisas. A participação da Fundação Tres Culturas na XVII Semana da moda, que organiza habitualmente CODE Eventos, conta com o apoio económico do programa de cooperação transfronteiriça Interreg Espanha Portugal POCTEP e da Junta de Andaluzia.

O projeto INTREPIDA plus está coordenado pela Fundação Tres Culturas del Mediterráneo, juntamente com os seguintes sócios de Espanha e Portugal:  Mancomunidad Condado de Huelva, Diputación de Huelva, Associação de Empresários da Região de Portalegre (NERPOR), Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) e Município de Faro.

Fundação Tres Culturas www.tresculturas.org/intrepida @funtresculturas #projectointrepidaplus

MARIACARLOS X INÊSMANUEL https://mariacarlosbaptista.com @mariacarlosbaptista

Strena #ontheway www.strena.es @strenamoda

Nadia Zein @nadiazein

Categorias:Alentejo, Algarve, Andaluzia